Avaliação dos efeitos da implementação de Fóruns na Plataforma Operanda
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gusso, Hélder Lima |
|
dc.contributor.author |
Santos, Maria Laura Silveira dos |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-15T13:19:58Z |
|
dc.date.available |
2022-09-15T13:19:58Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239495 |
|
dc.description |
PIBIC - Universidade Federal de Santa Catarina. CFH. Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O OPERANDA (operanda.ufsc.br) é uma plataforma on-line, pública e gratuita, para educação científica. Os cursos dessa plataforma são elaborados com base no conhecimento da área de Programação de Ensino, e em demais contribuições empiricamente sustentadas no campo da Educação. Os objetivos desta pesquisa foram avaliar os efeitos da implementação de fóruns sobre o desempenho dos participantes. Para esse objetivo, foi utilizado um delineamento experimental entre-grupos. Nele, os participantes foram distribuídos randomicamente em turmas com diferentes condições de ensino: na primeira (Grupo B), foram utilizadas apenas atividades de ensino individuais (interação aluno-conteúdo-atividades-feedbacks automáticos); na segunda (Grupo D), foram utilizadas as mesmas condições do primeiro grupo, com adição de fóruns instrutivos; na terceira (Grupo F), permaneceram as condições do primeiro grupo, mas dessa vez foram adicionados fóruns de discussão. O total foi de 22 participantes, sendo 8 do grupo B, 11 do grupo D e 3 do grupo F. Também foram avaliadas a satisfação e as percepções dos participantes sobre as condições de ensino disponibilizadas. Ainda que preliminarmente, tendo em vista o tamanho da amostra, há indícios de que fóruns de discussão obrigatórios diminuem a retenção e satisfação. Além disso, os valores tamanhos de efeito (G de Hedges) obtidos de cada grupo foi considerado alto (G > 0,80), sendo eles: grupo(G = 2,85), grupo D (G = 1,57) e grupo D (G = 2,32). |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino On-line. Educação Científica. Ensino Superior. Fóruns. Formação profissional. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação dos efeitos da implementação de Fóruns na Plataforma Operanda |
pt_BR |
dc.type |
video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar