Gestão do cuidado à saúde
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
de Mello, Ana Lúcia Schaefer |
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dc.contributor.author |
Thiesen, Letícia |
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dc.date.accessioned |
2022-09-15T12:27:25Z |
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dc.date.available |
2022-09-15T12:27:25Z |
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dc.date.issued |
2022-09-14 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239428 |
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dc.description |
Seminário de iniciação científica e tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Odontologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo: estimar fatores relacionados ao ambiente escolar que se encontram associados à adesão e implementação adequada de políticas de saúde na escola. Método: estudo transversal, de natureza descritiva e analítica, com dados secundários da terceira Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), no ano de 2015. Foi aplicado questionário a 3040 escolas. O desfecho “Implementação adequada de políticas de saúde na escola” foi determinado quando houve respostas afirmativas para quatro questões: possui comitê coordenador de ações de saúde, adere ao Programa Saúde na Escola (PSE), implementa de ações do PSE e realiza ações conjuntas com atenção primária. As variáveis exploratórias foram divididas em Administrativas e Infraestrutura e recursos. Procedeu-se análise estatística descritiva e analítica no software Stata 16.0®. A associação foi estimada por meio de regressão logística bivariada e multivariada, com significância estatística de 95%. Resultados: houve associação entre dependência administrativa, esfera administrativa, escolas que possuem ensino médio, material esportivo, acessibilidade para alunos com necessidades especiais e registro de saúde dos escolares com a implementação desejada de políticas de saúde na escola. Conclusão: Escolas privadas, não municipais, com ensino médio, com ausência de material esportivo e falta de acessibilidade e que não mantém registros de saúde têm maiores chances de não implementar adequadamente políticas públicas de saúde. Os resultados contribuem para melhor compreender e propor medidas para a efetivação de políticas públicas que repercutam na melhoria da saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Serviços de saúde escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas de saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Inquéritos epidemiológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde do adolescente |
pt_BR |
dc.title |
Gestão do cuidado à saúde |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
de Rossi, Daniela |
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