Desenvolvimento de um modelo de avaliação da utilidade de aplicativos móveis usando técnicas de machine learning

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Desenvolvimento de um modelo de avaliação da utilidade de aplicativos móveis usando técnicas de machine learning

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wangenheim, Christiane Gresse von
dc.contributor.author Liz, Vitoria Luiza de
dc.date.accessioned 2022-09-15T11:38:51Z
dc.date.available 2022-09-15T11:38:51Z
dc.date.issued 2022-09-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239335
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. CTC, Florianópolis. Departamento de Informática e Estatística. pt_BR
dc.description.abstract A criatividade é uma competência importante no nosso século, e suas habilidades (como a criação de produtos úteis) podem ser ensinadas por meio do ensino de computação. O ensino de computação pode ser feito por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis pelos próprios alunos, adotando uma estratégia de ação computacional por diversos meios, incluindo o App Inventor (que permite tanto a programação das funcionalidades, quanto o design das interfaces de aplicativos móveis). Porém, atualmente existe uma falta de abordagens sistemáticas para avaliar a aprendizagem da criatividade como etapa pedagógica essencial para acompanhar e guiar a aprendizagem do aluno e melhoria do ensino. Assim, o presente projeto visa realizar atividades de pesquisa para desenvolver sistematicamente um modelo de avaliação automatizado da utilidade de produtos (aplicativos móveis) criados por alunos na Educação Básica como parte do ensino da computação. Enfocando na avaliação baseada no desempenho, alinhada às diretrizes de currículo, serão definidos critérios de avaliação de forma sistemática. Assim, após a pesquisa por instrumentos que avaliassem o fator “utilidade”, foi realizada a aplicação de um survey objetivando avaliar a confiabilidade de algumas dessas escalas para avaliar a utilidade de aplicativos móveis com base no julgamento humano. Por fim, realizou-se um estudo experimental com diversas técnicas machine learning para avaliar a acurácia das técnicas com um banco de dados de 500 apps avaliados e rotulados pela bolsista. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Utilidade pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Deep learning pt_BR
dc.subject Aplicativos móveis pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um modelo de avaliação da utilidade de aplicativos móveis usando técnicas de machine learning pt_BR
dc.type Video pt_BR


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