Caracterização do Nível de Engajamento de Alunos de Graduação durante uma Vídeo Aula

DSpace Repository

A- A A+

Caracterização do Nível de Engajamento de Alunos de Graduação durante uma Vídeo Aula

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Andrei Mayer de
dc.contributor.author Tomasi, Gabriela Bolsoni
dc.date.accessioned 2022-09-15T11:11:27Z
dc.date.available 2022-09-15T11:11:27Z
dc.date.issued 2022-09-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239271
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Fisiológicas: Programa de Pós Graduação de Neurociências pt_BR
dc.description.abstract Para que a atenção seja mantida em uma determinada tarefa, é necessário que as informações relevantes para tal tarefa sejam priorizadas, enquanto os estímulos distratores ou irrelevantes devem ser ignorados. Entretanto, a capacidade que um indivíduo tem de manter o foco de sua atenção em determinada tarefa é limitado, sendo comum a ocorrência de lapsos de atenção. Além disso, em um contexto predominantemente de aulas expositivas, o engajamento do aluno também possui um papel importante no ensino formal tradicional e no aprendizado efetivamente. Muitos estudos experimentais já tentaram mensurar o nível de engajamento dos estudantes durante uma aula, porém ainda não existe um protocolo bem definido e validado para tal finalidade. Dessa forma, o objetivo desse projeto foi desenvolver e testar uma ferramenta que traça o perfil de engajamento de alunos de graduação durante uma videoaula. Para tal, foram elaborados testes comportamentais no software Psychopy, em que foram coletados os tempos de resposta dos voluntários a estímulos que surgiam durante a videoaula e durante o controle. Ademais, utilizaram-se questionários que mediam certas características dos voluntários, dados que poderiam ser comparados com os resultados de tempo de resposta e engajamento na aula. Por fim, a análise dos dados foi descritiva, e mostrou que a atenção já diminuía nos primeiros minutos da aula, como esperado. Não foi possível fazer correlações com os dados dos questionários devido ao tamanho da amostra, que ainda não foi suficiente. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject lapsos de atenção pt_BR
dc.subject neurociências pt_BR
dc.subject tempo de resposta pt_BR
dc.subject videoaula pt_BR
dc.subject engajamento pt_BR
dc.title Caracterização do Nível de Engajamento de Alunos de Graduação durante uma Vídeo Aula pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
videosic.mp4 39.42Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar