Caracterização do Nível de Engajamento de Alunos de Graduação durante uma Vídeo Aula
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Andrei Mayer de |
|
dc.contributor.author |
Tomasi, Gabriela Bolsoni |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-15T11:11:27Z |
|
dc.date.available |
2022-09-15T11:11:27Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239271 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Fisiológicas: Programa de Pós Graduação de Neurociências |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Para que a atenção seja mantida em uma determinada tarefa, é necessário que as informações relevantes para tal tarefa sejam priorizadas, enquanto os estímulos distratores ou irrelevantes devem ser ignorados. Entretanto, a capacidade que um indivíduo tem de manter o foco de sua atenção em determinada tarefa é limitado, sendo comum a ocorrência de lapsos de atenção. Além disso, em um contexto predominantemente de aulas expositivas, o engajamento do aluno também possui um papel importante no ensino formal tradicional e no aprendizado efetivamente. Muitos estudos experimentais já tentaram mensurar o nível de engajamento dos estudantes durante uma aula, porém ainda não existe um protocolo bem definido e validado para tal finalidade. Dessa forma, o objetivo desse projeto foi desenvolver e testar uma ferramenta que traça o perfil de engajamento de alunos de graduação durante uma videoaula. Para tal, foram elaborados testes comportamentais no software Psychopy, em que foram coletados os tempos de resposta dos voluntários a estímulos que surgiam durante a videoaula e durante o controle. Ademais, utilizaram-se questionários que mediam certas características dos voluntários, dados que poderiam ser comparados com os resultados de tempo de resposta e engajamento na aula. Por fim, a análise dos dados foi descritiva, e mostrou que a atenção já diminuía nos primeiros minutos da aula, como esperado. Não foi possível fazer correlações com os dados dos questionários devido ao tamanho da amostra, que ainda não foi suficiente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
lapsos de atenção |
pt_BR |
dc.subject |
neurociências |
pt_BR |
dc.subject |
tempo de resposta |
pt_BR |
dc.subject |
videoaula |
pt_BR |
dc.subject |
engajamento |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização do Nível de Engajamento de Alunos de Graduação durante uma Vídeo Aula |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar