Gramáticas na escola: estratégias para trabalhar a sintaxe do sujeito do português brasileiro na educação básica

DSpace Repository

A- A A+

Gramáticas na escola: estratégias para trabalhar a sintaxe do sujeito do português brasileiro na educação básica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Quarezemin, Sandra
dc.contributor.author Porto, Vitória Rodrigues
dc.date.accessioned 2022-09-15T10:44:11Z
dc.date.available 2022-09-15T10:44:11Z
dc.date.issued 2022-09-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239203
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. pt_BR
dc.description.abstract Ainda hoje, nos materiais escolares das escolas brasileiras, nos deparamos com metodologias tradicionais que não adotam uma concepção de gramática que visa o fazer científico, nem mesmo um estudo reflexivo e desenvolvimento de pensamento crítico. Ao contrário, trazem uma abordagem muitas vezes simplista e amparada em definições de termos gramaticais. Quando olhamos para a questão do sujeito do português brasileiro, que é o nosso objeto de estudo, isso não é diferente. Assim, nesta pesquisa, buscamos propor uma nova forma de olhar para as aulas de língua portuguesa, pensando em aspectos gramaticais e reflexões sobre a língua que possibilitem um trabalho desenvolvido por meio de uma metodologia científica que se relaciona aos moldes gerativistas, contextualizando o ensino de gramática na educação básica e defendendo a inserção da Linguística como ciência nesses ambientes. Nossas ideias partem de pesquisa bibliográfica e de análises de algumas seções de livros didáticos que trabalham a sintaxe da oração, onde o termo ‘sujeito’ é definido e trabalhado. Para uma boa abordagem gramatical, consideramos importante e sugerimos que, durante a formação de professores da área de Letras, seja realizado um trabalho de desenvolvimento de consciência sintática, para que os docentes possuam uma base sólida que possibilite discorrer sobre os sujeitos que tornam possíveis a problematização das noções tradicionais. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Sintaxe pt_BR
dc.title Gramáticas na escola: estratégias para trabalhar a sintaxe do sujeito do português brasileiro na educação básica pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Vídeo PIBIC.mp4 273.7Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar