Aprendizagem e Ensino da Pronúncia Mediados por Tecnologias
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Rosane |
|
dc.contributor.author |
Zanchet, Crystoffer Emílio |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-14T17:37:34Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14T17:37:34Z |
|
dc.date.issued |
2022-09-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239071 |
|
dc.description |
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Trabalhar com habilidades orais apresenta aos professores tanto a possibilidade como o desafio de abordar questões de pronúncia (Baker, 2013; Buss, 2013; 2016; Costa, 2016). O potencial dos recursos digitais para auxiliar o ensino da pronúncia tem sido destacado por muitos pesquisadores (por exemplo, Cucchiarini & Strik, 2018; Mesquita, 2018; Paiva, 2018; Han, 2012; Rogerson-Revell, 2021); entretanto, há necessidade de reunir informações sobre como os professores em serviço empregam recursos digitais para ensinar a pronúncia inglesa. Este estudo examina a perspectiva dos professores brasileiros de inglês em relação às possibilidades da tecnologia digital para ensinar a pronúncia. Uma pesquisa online foi realizada com um grupo de 42 professores em serviço de diferentes cidades do Brasil. Todos eles tinham pelo menos um diploma de graduação de um programa de educação de professores de inglês e tinham experiência no ensino de inglês no Brasil, embora em contextos diferentes (por exemplo, aulas particulares, escolas de idiomas, escola primária, escola secundária). Os participantes preencheram um questionário contendo perguntas sobre suas experiências educacionais e um conjunto de perguntas fechadas e abertas que visavam identificar: (a) o que os participantes reconhecem como recursos digitais relevantes para o ensino de pronúncia e o aprendizado dos alunos; (b) o papel desempenhado pelos recursos digitais em suas práticas de ensino de pronúncia; (c) suas perspectivas sobre as possibilidades e limitações dos recursos digitais para o ensino de pronúncia. Os resultados trazem uma boa compreensão sobre as possibilidades da tecnologia digital para o ensino de pronúncia e sobre as lacunas na formação de professores em relação ao ensino de pronúncia auxiliado por recursos digitais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de pronúncia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de inglês |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem e Ensino da Pronúncia Mediados por Tecnologias |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar