Aprendizagem e Ensino da Pronúncia Mediados por Tecnologias

DSpace Repository

A- A A+

Aprendizagem e Ensino da Pronúncia Mediados por Tecnologias

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silveira, Rosane
dc.contributor.author Zanchet, Crystoffer Emílio
dc.date.accessioned 2022-09-14T17:37:34Z
dc.date.available 2022-09-14T17:37:34Z
dc.date.issued 2022-09-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239071
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Departamento de Língua e Literatura Estrangeira. pt_BR
dc.description.abstract Trabalhar com habilidades orais apresenta aos professores tanto a possibilidade como o desafio de abordar questões de pronúncia (Baker, 2013; Buss, 2013; 2016; Costa, 2016). O potencial dos recursos digitais para auxiliar o ensino da pronúncia tem sido destacado por muitos pesquisadores (por exemplo, Cucchiarini & Strik, 2018; Mesquita, 2018; Paiva, 2018; Han, 2012; Rogerson-Revell, 2021); entretanto, há necessidade de reunir informações sobre como os professores em serviço empregam recursos digitais para ensinar a pronúncia inglesa. Este estudo examina a perspectiva dos professores brasileiros de inglês em relação às possibilidades da tecnologia digital para ensinar a pronúncia. Uma pesquisa online foi realizada com um grupo de 42 professores em serviço de diferentes cidades do Brasil. Todos eles tinham pelo menos um diploma de graduação de um programa de educação de professores de inglês e tinham experiência no ensino de inglês no Brasil, embora em contextos diferentes (por exemplo, aulas particulares, escolas de idiomas, escola primária, escola secundária). Os participantes preencheram um questionário contendo perguntas sobre suas experiências educacionais e um conjunto de perguntas fechadas e abertas que visavam identificar: (a) o que os participantes reconhecem como recursos digitais relevantes para o ensino de pronúncia e o aprendizado dos alunos; (b) o papel desempenhado pelos recursos digitais em suas práticas de ensino de pronúncia; (c) suas perspectivas sobre as possibilidades e limitações dos recursos digitais para o ensino de pronúncia. Os resultados trazem uma boa compreensão sobre as possibilidades da tecnologia digital para o ensino de pronúncia e sobre as lacunas na formação de professores em relação ao ensino de pronúncia auxiliado por recursos digitais. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino de pronúncia pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Educação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de inglês pt_BR
dc.title Aprendizagem e Ensino da Pronúncia Mediados por Tecnologias pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
sic2022.mp4 303.1Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar