Estimulação de Habilidades Socioemocionais e Matemáticas em Casa com Jogos
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Chrissie Ferreira |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Gabriela Guarese de |
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dc.date.accessioned |
2022-09-08T12:07:47Z |
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dc.date.available |
2022-09-08T12:07:47Z |
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dc.date.issued |
2022-09-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238746 |
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dc.description |
PIBIC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Psicologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Cognição Numérica (CN) se debruça sobre o estudo de quatro elementos: a numerosidade, a ordinalidade, a contagem e a aritmética simples e a sua compreensão implícita por parte do ser humano. O ser humano já nasce com algumas habilidades matemáticas que vão ganhando complexidade conforme o sujeito vai crescendo e sendo inserido na cultura e na sociedade. Pensando nisso, o objetivo geral do presente estudo foi desenvolver e elaborar um instrumento de avaliação de Cognição Numérica para crianças de 4 a 8 anos. Sendo asim, participaram do estudo 18 crianças entre 4 e 8 anos, sendo 8 crianças do sexo feminino e 10 crianças do sexo masculino. O instrumento de avaliação desenvolvido faz parte de uma bateria de instrumentos do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Escolar (LANCE), sendo, portanto, um estudo dentro de outro maior. As crianças responderam a nove subtestes totalmente virtuais, denominados de: Aponte para o Número; Diga o Número; Comparação Numérica; Matemática Visual; Número Crescente; Número Decrescente; Adição; Matemática Oral; e Linha Numérica. Para análise, dividiu-se os subtestes em 5 grupos, Reconhecimento Numérico, Comparação Numérica, Ordenação, Cálculo e Linha Numérica. As crianças também foram divididas em grupos de idades, tendo um grupo com crianças de 4 e 5 anos, outro grupo com crianças de 6 anos e por fim um grupo de crianças de 7 e 8 anos. O instrumento discrimina bem as idades, tendo uma diferença clara no número de acertos de cada grupo de idade quando comparado às médias dos escores por grupo de subteste e do escore geral. O teste de análise de Comparação Pareada também reafirmou essa conclusão, apresentando diferenças significativas entre os grupos de idades. Já para o teste de correlação, a idade correlacionou bem com todos os subtestes, assim como eles correlacionaram entre si. O estudo apresentou alguns dados preliminares que estão de acordo com a literatura sobre a CN e o seu desenvolvimento na infância, dados muito importantes de serem levados em consideração no desenvolvimento de um instrumento. Espera-se, assim, que os dados possam ser úteis para a criação e validação de um instrumento de CN que possa ser usado por profissionais nas suas práticas e pesquisas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Cognição Social |
pt_BR |
dc.subject |
Cognição Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Estimulação Cognitiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ações Preventivas |
pt_BR |
dc.title |
Estimulação de Habilidades Socioemocionais e Matemáticas em Casa com Jogos |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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