Desenvolvimento de um curso para ensinar machine learning no ensino médio voltado ao estágio de criar
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wangenheim, Christiane Gresse von |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Mirian de França Santos |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-05T23:08:31Z |
|
dc.date.available |
2022-08-05T23:08:31Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237973 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) vem se tornando cada vez mais influente
atualmente, auxiliando e melhorando a vida das pessoas por meio da aplicação em
reconhecimento facial, carros inteligentes, segurança de dados na internet, chatbots,
entre outros, mas também exigindo maior compreensão do desenvolvimento e utilização
de tais tecnologias por parte da população. Dessa forma, é importante que o ensino da
computação que inclua conceitos de IA seja popularizado para o público escolar. A partir
do ensino dos conceitos básicos, ideias chave e formas de programação de IA e
computação, as crianças e jovens poderão desenvolver soluções para problemas em
diferentes áreas de atuação. Mesmo que atualmente existam várias iniciativas para
ensinar computação no Ensino Médio, incluindo, por exemplo, a programação de apps
com App Inventor, praticamente não existem unidades instrucionais que abranjam de
forma mais completa o ensino de Inteligência Artificial. Nesse contexto, este trabalho
visa o desenvolvimento de uma unidade instrucional para ensinar programação e
Inteligência Artificial criando apps inteligentes alinhadas aos currículos de referência no
Ensino Médio. O objetivo desta unidade instrucional é ensinar o processo de
desenvolvimento de um modelo de Deep Learning e utilizá-lo em um aplicativo
desenvolvido pelo aluno. O intuito é que os resultados do presente trabalho possam ser
utilizados no contexto de escolas básicas no Brasil por alunos do Ensino Médio com o
objetivo de popularizar a computação e IA. Espera-se também que isso motive o
interesse e a busca por maiores aprendizados sobre computação e IA, incentivando
também a escolha por carreiras profissionais nesta área. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Artificial Intelligence (AI) technology is becoming increasingly influential today, helping
and improving people's lives through its application in facial recognition, autonomous
cars, chatbots, among others, but also demanding greater understanding of the
development and use of such technologies by the population. Thus, it is important that
the teaching of computing that includes AI concepts is popularized already at school.
Learning basic concepts, key ideas and ways of programming AI and computing,
children and young people will be able to develop solutions to problems in different
areas. Even though there are currently several initiatives to teach computing in High
School, including, for example, app programming with App Inventor, there are basically
no instructional units that more fully cover the teaching of Artificial Intelligence. In this
context, this work aims to develop a course to teach programming and Artificial
Intelligence by creating smart apps in High School aligned with reference curricula. The
purpose of this course is to teach the process of developing a Deep Learning model and
using it in a mobile application developed by the student. It is expected that this will
increase interest and motivate further learning about computing and AI, as well as
encouraging the choice of professional careers in this area. |
pt_BR |
dc.format.extent |
79 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
computação |
pt_BR |
dc.subject |
programação |
pt_BR |
dc.subject |
inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
unidade instrucional |
pt_BR |
dc.subject |
ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
app inventor |
pt_BR |
dc.subject |
design thinking |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um curso para ensinar machine learning no ensino médio voltado ao estágio de criar |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Hauck, Jean Carlo Rossa |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar