Análise dos indicadores de qualidade do transporte público coletivo do município de Florianópolis a partir da visão dos usuários
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lobo, Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Oreli, Débora Torres |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-05T17:45:45Z |
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dc.date.available |
2022-08-05T17:45:45Z |
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dc.date.issued |
2022-07-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237962 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com o aumento acelerado e o crescimento populacional das cidades Brasileiras, a mobilidade
urbana vem sofrendo agravamentos ao longo dos anos. A falta de qualidade dos serviços de
transportes públicos coletivos vem afastando os usuários do sistema e consequentemente
agravando ainda mais a situação caótica da mobilidade nas cidades. Esse trabalho tem o
objetivo de avaliar a percepção dos usuários do transporte público coletivo da cidade de
Florianópolis, realizando uma análise dos indicadores de qualidade comumente empregados na
literatura, com foco em determinar as carências do sistema por meio de parâmetros adotados
pelo poder concedente do município.
A cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, apresenta problemas quanto a
mobilidade, com aproximadamente 48% da população utilizando veículos particulares em seus
deslocamentos diários. Este fato é fruto de um transporte público que não atende as
necessidades de seus usuários, o que justifica a relevância do presente trabalho. Para alcançar
o objetivo foi realizado uma pesquisa com uma amostra representativa de 232 usuários, a
pesquisa foi realizada de forma online e presencial. A pesquisa presencial ocorreu na
Universidade Federal de Santa Catarina, no campus trindade e também no terminal de
integração do centro, TICEN.
A pesquisa foi realizada entre os dias 08 de abril de 2022 a 16 de junho de 2022. Notou-se com
as respostas obtidas na pesquisa, que os indicadores de frequência de atendimento, lotação e
tempo de viagem são os mais importantes para os usuários e apresentam índice de excelência
entre 10% e 3%, ou seja, um grau de satisfação inversamente proporcional ao seu grau de
importância. Assim sendo, melhorias nesses indicadores seriam relevantes para uma percepção
de melhora na qualidade por parte dos usuários, pela importância dada por eles a esses
indicadores e ao baixo grau de satisfação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
With the rapid increase and population growth of Brazilian cities, urban mobility has been
suffering aggravation over the years. The lack of quality of public transport services has been
pushing users away from the system and consequently further aggravating the chaotic situation
of mobility in cities. This work aims to assess the perception of users of public transport in the
city of Florianópolis, conducting an analysis of quality indicators commonly used in the
literature, focusing on determining the needs of the system through parameters adopted by the
granting authority of the municipality.
The city of Florianópolis, capital of the state of Santa Catarina, presents mobility problems,
with approximately 48% of the population using private vehicles in their daily commutes. This
fact is the result of public transport that does not meet the needs of its users, which justifies the
relevance of the present work. To achieve the objective, a survey was conducted with a
representative sample of 232 users, the survey was conducted online and in person. The in person survey took place at the Federal University of Santa Catarina, at Trindade campus and
at the city centre’s integration terminal, TICEN.
The survey was conducted between 08 April 2022 and 16 June 2022. It was noticed from the
answers obtained in the survey that service frequency, capacity and travel time indicators are
the most important for users and present an index of excellence between 10% and 3%, that is,
a degree of satisfaction inversely proportional to its degree of importance. Therefore,
improvements to these indicators would be relevant for a perception of improvement in quality
by users, due to the importance they give to these indicators and to the low degree of
satisfaction. |
pt_BR |
dc.format.extent |
103 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
mobilidade urbana |
pt_BR |
dc.subject |
indicadores de qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
sistema de transporte público |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos indicadores de qualidade do transporte público coletivo do município de Florianópolis a partir da visão dos usuários |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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