Análise de segurança viária com base na aplicação da metodologia iRAP: estudo de caso na Rodovia José Carlos Daux no município de Florianópolis

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Análise de segurança viária com base na aplicação da metodologia iRAP: estudo de caso na Rodovia José Carlos Daux no município de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Alexandre Hering
dc.contributor.author Santos, Camila Freitas dos
dc.date.accessioned 2022-08-03T19:55:28Z
dc.date.available 2022-08-03T19:55:28Z
dc.date.issued 2022-07-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237745
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract O mundo vive a segunda década de ação pela segurança viária no período entre 2011 e 2030, dada a importância do tema com relação ao número de mortes nas rodovias. A instituição de caridade iRAP surgiu com o objetivo de diminuir tal número de mortos no mundo por meio de programas de avaliação de rodovias como o BrazilRAP. Para tanto foi desenvolvida uma metodologia que permite analisar as características de vias aplicando o conhecimento concatenado de segurança viária e com isso identificar de forma preditiva locais de risco para quatro tipos de usuários das vias. O protocolo de classificação por estrelas da metodologia iRAP permite identificar os trechos de maior risco para os usuários de uma via. Para o estudo do processo de aplicação da metodologia, a rodovia José Carlos Daux é avaliada para identificação de trechos críticos. Os resultados mostram regiões da rodovia que em caso de acidente apresentam risco maior ou menor para: ocupante de veículo fechado, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Com relação ao sentido norte sul da rodovia, um trecho crítico foi identificado como aquele que oferece maior risco aos quatro tipos de usuários. No sentido sul norte, para o grupo de usuários motociclistas e para ocupantes de veículos, o trecho de maior criticidade é o mesmo. Contudo, um outro ponto é tido como o que apresenta maior risco para pedestres e ciclistas, nesse mesmo sentido. Ao aplicar a metodologia o processo denominado codificação, demanda a obtenção de imagens da rodovia que possam ser examinadas por um indivíduo, portanto a avaliação está sujeita a variações em função do avaliador. pt_BR
dc.format.extent 81f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject engenharia de tráfego pt_BR
dc.subject segurança viária pt_BR
dc.subject método preditivo pt_BR
dc.subject iRap pt_BR
dc.title Análise de segurança viária com base na aplicação da metodologia iRAP: estudo de caso na Rodovia José Carlos Daux no município de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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