Transporte urbano de mercadorias por ferrovia
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zagheni, Elisete |
|
dc.contributor.author |
Farias, Tesley Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-02T11:14:29Z |
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dc.date.available |
2022-08-02T11:14:29Z |
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dc.date.issued |
2022-07-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237537 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O crescimento populacional acelerado dentro dos grandes centros urbanos em conjunto com o
uso do transporte rodoviário para transporte de pessoas e mercadorias, ocasionou vários
problemas para a mobilidade urbana tentar resolver. Congestionamentos, aumento do tempo
médio de deslocamento da população, necessidade de espaço para estacionamento, emissão de
gases poluentes, são os principais problemas gerados. Com o objetivo de mitigar essas
adversidades, estudos que tratam ideias inovadoras e tecnologias ganharam força, tendo um dos
meios levantados para amenizar o problema da logística urbana de cargas, a utilização da
ferrovia para a distribuição em áreas metropolitanas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi
analisar a implementação do modelo de transporte urbano de mercadorias por ferrovia,
utilizando-se do trecho metropolitano de Porto Alegre para simular possíveis cenários. Com
essa finalidade, foi utilizada a metodologia Proknow-C a fim de proporcionar um levantamento
bibliográfico dos artigos que retratam o tema, por meio de casos existentes ou simulações em
centros urbanos do mundo. Após esse passo, foi realizada uma análise bibliométrica do
portfólio bibliográfico selecionado. Baseando-se nas informações encontradas foram realizadas
as simulações para quatro cenários propostos, que se mostraram viáveis para operação.
Sugeriu-se a utilização dos TUE’s (Trens Unidades Elétricas) próprios da empresa para
transportar as mercadorias. Nos cenários a disponibilização da frota foi variável e seus
resultados permitem analisar este impacto, onde no cenário com maior ganho, foi possível
realizar 548 viagens semanais extras para transporte de mercadorias, representando um aumento
de 44,62% na operação de TUE’s. |
pt_BR |
dc.format.extent |
89 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Transporte ferroviário |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuição urbana de mercadorias |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de cargas |
pt_BR |
dc.subject |
Trem urbano |
pt_BR |
dc.title |
Transporte urbano de mercadorias por ferrovia |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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