Avaliação de jogo educativo sobre primeiros socorros com crianças em idade escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação de jogo educativo sobre primeiros socorros com crianças em idade escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Keyla Cristiane do
dc.contributor.author Nunes, Judite Martins
dc.date.accessioned 2022-08-01T00:27:44Z
dc.date.available 2022-08-01T00:27:44Z
dc.date.issued 2022-07-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237435
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: Primeiros Socorros são definidos como os atendimentos fornecidos à pessoa ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo. A escola exerce papel fundamental na conscientização da criança quanto aos riscos que permeiam o seu cotidiano e os mecanismos de evitá-los. A utilização do lúdico em práticas educativas é descrita como elemento integrador às estratégias de educação em saúde, despertando nas crianças o entendimento de situações reais, mediadas pelo brinquedo. A avaliação adequada de metodologia de ensino-aprendizagem em forma de jogo de tabuleiro, permite à criança desenvolver sua capacidade de pensar, refletir, compreender, levantar hipóteses e avaliá-las com autonomia e cooperação do mesmo modo que provoca motivação, curiosidade e interesse em aprender. Objetivo: Avaliar a usabilidade e a aprendizagem de um jogo educativo sobre primeiros socorros a partir da percepção e da experiência de crianças em idade escolar. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, para avaliação de um jogo educativo sobre primeiros socorros com base no instrumento MEEGA+KIDS. Para a avaliação e a aplicabilidade do jogo, a amostragem utilizada para seleção das turmas foi por conveniência. O estudo foi realizado de acordo com os seguintes critérios de inclusão: Crianças independente do sexo, matriculadas entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental. Para avaliação da usabilidade, aprendizagem e experiência do jogador, utilizou-se o questionário adaptado do modelo MEEGA+KIDS. O instrumento foi associado à Escala Likert de cinco pontos para registro da avaliação. Os dados coletados foram transferidos e tabulados no Microsoft Office Excel e em seguida foi realizada uma análise estatística. Foram gerados gráficos que apresentam a distribuição da frequência e mediana da tendência central das respostas. Os fundamentos éticos que regulamentam a pesquisa com seres humanos foram respeitados. Resultados: Participaram da avaliação do jogo educativo sobre primeiros socorros 32 crianças que se encontravam entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental. Em relação à usabilidade, as dimensões melhores avaliadas foram, acessibilidade e operabilidade. Na dimensão experiência do jogador as dimensões melhores avaliadas foram diversão e percepção de aprendizagem. No quesito avaliação da aprendizagem os resultados obtidos foram 94% na primeira questão, seguidas pela segunda questão com percentual de acerto de 84% e terceira questão com 81% de assertividade. Conclusão: a avaliação da usabilidade e da aprendizagem do jogo educativo demonstra que o Vidas em jogo pode ser utilizado como recurso educativo na aprendizagem de primeiros socorros, sob a perspectiva e experiência de crianças em idade escolar. A experiência que os alunos tiveram ao jogar, também foi positiva. pt_BR
dc.description.abstract Introduction: First Aid is defined as the care provided to the injured person, or at risk of life, which can be performed by any individual. The school plays a fundamental role in raising children's awareness of the risks that permeate their daily lives and the mechanisms to avoid them. The use of play in educational practices is described as an integrating element to health education strategies, awakening in children the understanding of real situations, mediated by the toy. The adequate evaluation of the teaching-learning methodology in the form of a board game allows the child to develop his/her ability to think, reflect, understand, raise hypotheses and evaluate them with autonomy and cooperation, in the same way that it provokes motivation, curiosity and interest in learn. Objective: To evaluate the usability and learning of an educational game about first aid from the perception and experience of school-age children. Method: Descriptive study with a quantitative approach, to evaluate an educational game about first aid based on the MEEGA+KIDS instrument. For the evaluation and applicability of the game, the sampling used to select the groups was for convenience. The study was carried out according to the following inclusion criteria: Children, regardless of sex, enrolled between the 5th and 6th grade of elementary school. To assess usability, learning and player experience, a questionnaire adapted from the MEEGA+KIDS model was used. The instrument was associated with the five-point Likert Scale to record the assessment. The collected data were transferred and tabulated in Microsoft Office Excel and then a statistical analysis was performed. Graphs were generated that show the distribution of the frequency and median of the central tendency of the responses. The ethical foundations that regulate research with human beings were respected. Results: Thirty-two children who were between the 5th and 6th grade of elementary school participated in the evaluation of the educational game on first aid. Regarding usability, the best evaluated dimensions were accessibility and operability. In the player experience dimension, the best evaluated dimensions were fun and learning perception. In terms of learning assessment, the results obtained were 94% in the first question, followed by the second question with a percentage of correct answers of 84% and the third question with 81% of assertiveness. Conclusion: the evaluation of the usability and learning of the educational game demonstrates that Vidas em Jogo can be used as an educational resource in learning first aid, from the perspective and experience of school-age children. The experience that the students had while playing was also positive. pt_BR
dc.format.extent 69 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Primeiros Socorros pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Jogos e brinquedos pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject First Aid pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject Games and toys pt_BR
dc.title Avaliação de jogo educativo sobre primeiros socorros com crianças em idade escolar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC.pdf 3.011Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar