Segmentação de clientes de um e-commerce brasileiro utilizando RFV e métodos de clusterização particionais
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maldonado, Mauricio Uriona |
|
dc.contributor.author |
Fortunato, Luís Eduardo |
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dc.date.accessioned |
2022-07-28T11:41:52Z |
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dc.date.available |
2022-07-28T11:41:52Z |
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dc.date.issued |
2022-07-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237237 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho desenvolve uma estratégia de segmentação baseada no comportamento de compra de clientes de um e-commerce do Brasil. Através da análise de dados, este trabalho busca fornecer embasamento ao direcionamento de esforços comerciais específicos para determinados segmentos de cliente. A abordagem utilizada faz uso do conceito de frequência,recência e valor, comumente chamado de RFV, aliada a uma posterior clusterização dos dados.
Após a clusterização, os agrupamentos gerados serão interpretados quanto às suas características de recência, frequência e valor para profundo entendimento acerca dos atributos de cada \textit{cluster}. O fluxo de trabalho é baseado no conceito de epiciclo de análise de dados. Assim, a análise contempla as etapas de definição da pergunta de pesquisa, análise exploratória dos dados, construção de modelos formais, interpretação dos resultados e comunicação dos resultados. A partir da tabela de pedidos por cliente, gerou-se as métricas RFV para cada cliente único. As métricas foram então submetidas a um processo de clusterização que utilizou os dois principais métodos particionais: k-means e k-medoids. Os métodos particionais foram escolhidos devido à escalabilidade dos algoritmos aliada à interpretabilidade do resultado. Através do método do cotovelo, definiu-se cinco \textit{clusters} como parâmetros aceitáveis para os modelos. Em ambos os métodos foi possível identificar grupos equivalentes de clientes: clientes ativos de baixo valor e baixa frequência, clientes inativos de baixo valor e baixa frequência, clientes recorrentes, clientes assíduos e clientes de alto valor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
clusterização |
pt_BR |
dc.subject |
segmentação de clientes |
pt_BR |
dc.subject |
RFV |
pt_BR |
dc.subject |
k-means |
pt_BR |
dc.subject |
k-medoids |
pt_BR |
dc.title |
Segmentação de clientes de um e-commerce brasileiro utilizando RFV e métodos de clusterização particionais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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