Apontamentos quanto ao papel social dos professores de Educação Físicas frente as tensões de classe, diferentes culturas e a Reforma do Ensino Médio brasileiro

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Apontamentos quanto ao papel social dos professores de Educação Físicas frente as tensões de classe, diferentes culturas e a Reforma do Ensino Médio brasileiro

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Capela, Paulo Ricardo do Canto
dc.contributor.author Ferraz, Leonardo Moraes
dc.date.accessioned 2022-07-27T23:34:28Z
dc.date.available 2022-07-27T23:34:28Z
dc.date.issued 2022-05-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237233
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigação se trata de um estudo bibliográfico exploratório sobre a escola e o ensino médio, com ênfase na disciplina de Educação Física e o papel social dos professores da escola. Tal estudo decorre de questionamentos incômodos quanto a esse nível de ensino em minha formação. Questionamentos estes feitos quando ainda jovem. Tem como objetivo desenvolver, através de um olhar teórico mais profundo, um entendimento sobre a escola, as atuais reformas do ensino médio em curso e as consequências para a Educação e para a disciplina de Educação Física na etapa do ensino médio, além de refletir sobre o papel social dos professores frente às tensões sociais e culturais a que os jovens estão expostos. Através das leituras e reflexões é possível afirmar que a escola é uma instituição em constante disputa e sua precarização é intencionalmente mantida para manutenção do sistema social vigente, confirmando este fato com a Reforma do Ensino Médio que prejudica a formação integral dos jovens e reduz a disciplina de Educação Física do Ensino Médio ao desenvolvimento de competências e habilidades. São conclusões desta pesquisa, a necessidade de os educadores pautarem suas práticas através do ensino crítico da Educação Física e de atuarem pela revogação da lei nº 13.415/2017 de Reforma do Ensino Médio imposta à população brasileira. pt_BR
dc.description.abstract This investigation is an exploratory bibliographic study about school and high school, with emphasis on Physical Education and the social role of teachers in school . This study stems from troubling questions about this level of education during my graduation training. I made these questions when I was younger, before my graduation. The aim is to develop, through a deeper theoretical view, an understanding of school, the current reforms of high school in progress and the consequences for Education and for Physical Education in high school, in addition to think about the social role of teachers facing the social and cultural tensions to which young people are exposed. Based on the study and thoughts it is possible to affirm that school is an institution in constant dispute and its precariousness is intentional to maintain the current social system, confirming this fact with the High School Reform that harms the integral formation of youth and reduces Physical Education in High School to the development of skills and abilities. The conclusions of this study are the necessity for eduators to base their practices on critical teaching of Physical Education and struggle towards the revogation of the law nº 13.415/2017 of the High School Reform imposed on the Brazilian population. pt_BR
dc.format.extent 42 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Papel Social Professor pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Reforma Ensino Médio pt_BR
dc.subject Teacher's Social Role pt_BR
dc.subject Physical education pt_BR
dc.subject High School Reform pt_BR
dc.title Apontamentos quanto ao papel social dos professores de Educação Físicas frente as tensões de classe, diferentes culturas e a Reforma do Ensino Médio brasileiro pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC_Leonardo_Moraes_Ferraz.pdf 419.0Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar