REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO DISCURSO DA INDÚSTRIA CULTURAL NO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Show simple item record
dc.contributor.author |
BIANCHI, Paula |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-27T11:53:25Z |
|
dc.date.available |
2022-07-27T11:53:25Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237188 |
|
dc.description.abstract |
O estudo apresenta uma reflexão teórica acerca das relações entre a Educação Física e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) permeadas pela indústria cultural. Apresentou como objetivos: a) Identificar a presença das TICs na Educação Física, considerando seus diferentes contextos de atuação profissional; b) Apresentar e discutir algumas estratégias utilizadas pela indústria cultural para potencializar o discurso tecnicista sobre as questões referentes à Educação Física; c) Apontar algumas possibilidades pelas quais a Educação Física escolar pode contribuir na formação educação-cultural da sociedade superando a “ditadura” imposta pela indústria cultural, especialmente no que se refere aos conceitos de esporte e corpo na sociedade atual. Tendo em vista, a super exposição da Educação Física e dos seus conteúdos na mídia, muitas vezes, baseados em discursos equivocados, que repercutem em um entendimento fragmentado da área, entende-se como fundamental discutir a presença da indústria cultural nos diferentes contextos de atuação profissional da Educação Física, apontando algumas possibilidades de intervenção nessa área. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias de Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Indústria Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.title |
REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO DISCURSO DA INDÚSTRIA CULTURAL NO CAMPO TEÓRICO-PRÁTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar