Docência masculina na educação infantil: questão de gênero e mercado de trabalho
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Triches, Jocemara |
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dc.contributor.author |
Barbosa, Carlos Henrique de Moraes |
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dc.date.accessioned |
2022-07-26T01:24:24Z |
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dc.date.available |
2022-07-26T01:24:24Z |
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dc.date.issued |
2022-06-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237130 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao observarmos a composição dos trabalhadores professores que atuam na educação infantil, logo constatamos que nesta etapa da educação básica, o corpo docente é predominantemente feminino. A presença do pedagogo homem na educação infantil ainda consiste em um desconforto na sociedade, pois há um senso comum de que este é um lugar de trabalho quase que exclusivamente para o sexo feminino. Predomina a visão do cuidar, quase como única função dessa etapa, e o entendimento dessa função como a extensão do lar e atribuição para as mulheres. O objetivo deste trabalho foi compreender a relação estabelecida entre a docência do sexo masculino na educação infantil, mercado de trabalho e a questão de gênero. Almejou-se ainda mapear a ocupação dos professores homens na educação infantil e refletir a respeito das causas relacionadas a falta desses profissionais nesta etapa. Os procedimentos metodológicos adotados foram estudos de produções acadêmicas acerca das questões de gênero, transformações do mundo do trabalho e características do trabalho docente e mapeamento quantitativo de dados do Censo da Educação da Educação Básica divulgados pelo INEP/MEC no recorte temporal de 2010 a 2021. Entre os resultados alcançados estão: as análises a respeito dos sistemas e organizações sociais no mundo do trabalho, mesmo passados uma década e muitos avanços dos debates das questões de gênero, isso não foi suficiente para alterar o quadro de docentes homens na educação infantil; a média de pedagogos atuando na educação infantil foi de 4% comparado com o número de mulheres; os homens docentes atuando nesta etapa ainda carregam consigo discriminações e representações devido ao fato da profissão ser considerada socialmente feminina e a sociedade ser permeada de preconceitos quanto a questão de gênero no mercado de trabalho. |
pt_BR |
dc.format.extent |
57 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Docência e gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Docência masculina |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogos homens |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Mundo do trabalho e educação |
pt_BR |
dc.title |
Docência masculina na educação infantil: questão de gênero e mercado de trabalho |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Torríglia, Patrícia Laura |
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