Docência masculina na educação infantil: questão de gênero e mercado de trabalho

DSpace Repository

A- A A+

Docência masculina na educação infantil: questão de gênero e mercado de trabalho

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Triches, Jocemara
dc.contributor.author Barbosa, Carlos Henrique de Moraes
dc.date.accessioned 2022-07-26T01:24:24Z
dc.date.available 2022-07-26T01:24:24Z
dc.date.issued 2022-06-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237130
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Ao observarmos a composição dos trabalhadores professores que atuam na educação infantil, logo constatamos que nesta etapa da educação básica, o corpo docente é predominantemente feminino. A presença do pedagogo homem na educação infantil ainda consiste em um desconforto na sociedade, pois há um senso comum de que este é um lugar de trabalho quase que exclusivamente para o sexo feminino. Predomina a visão do cuidar, quase como única função dessa etapa, e o entendimento dessa função como a extensão do lar e atribuição para as mulheres. O objetivo deste trabalho foi compreender a relação estabelecida entre a docência do sexo masculino na educação infantil, mercado de trabalho e a questão de gênero. Almejou-se ainda mapear a ocupação dos professores homens na educação infantil e refletir a respeito das causas relacionadas a falta desses profissionais nesta etapa. Os procedimentos metodológicos adotados foram estudos de produções acadêmicas acerca das questões de gênero, transformações do mundo do trabalho e características do trabalho docente e mapeamento quantitativo de dados do Censo da Educação da Educação Básica divulgados pelo INEP/MEC no recorte temporal de 2010 a 2021. Entre os resultados alcançados estão: as análises a respeito dos sistemas e organizações sociais no mundo do trabalho, mesmo passados uma década e muitos avanços dos debates das questões de gênero, isso não foi suficiente para alterar o quadro de docentes homens na educação infantil; a média de pedagogos atuando na educação infantil foi de 4% comparado com o número de mulheres; os homens docentes atuando nesta etapa ainda carregam consigo discriminações e representações devido ao fato da profissão ser considerada socialmente feminina e a sociedade ser permeada de preconceitos quanto a questão de gênero no mercado de trabalho. pt_BR
dc.format.extent 57 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Docência e gênero pt_BR
dc.subject Docência masculina pt_BR
dc.subject Pedagogos homens pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Mundo do trabalho e educação pt_BR
dc.title Docência masculina na educação infantil: questão de gênero e mercado de trabalho pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Torríglia, Patrícia Laura


Files in this item

Files Size Format View
1_TCC_FINAL_com ... raes Barbosa_pós banca.pdf 1.296Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar