DANÇA ENCANTADA E DE RESISTÊNCIA: (TRANS) SIGNIFICAÇÕES CORPORAIS NO TORÉM DOS ÍNDIOS TREMEMBÉ
Show simple item record
dc.contributor.author |
Pereira, Arliene Stephanie Menezes |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Daniel Pinto |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-18T20:38:07Z |
|
dc.date.available |
2022-07-18T20:38:07Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236700 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo analisa a corporeidade adentrando a cultura indígena Tremembé, utilizando-se como referência metodológica a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty (1994). Traz-se então, como objetivo deste trabalho relatar o Torém dos Tremembé (mesmo que ainda de forma sucinta) numa denotação perceptiva e filosófica. O artigo toma como referência a tradição intercultural, a descolonização do imaginário, a estesia, a autopoiesis e a ecologia de saberes sobre as significações culturais, simbólicas e estéticas, que revelam a corporeidade na dança do Torém dos índios Tremembé, para uma abertura de saberes. A análise epistemológica da corporeidade e alteridade cultural também compõe partes do debate deste trabalho. Preservando-se espaços para descobertas de outros caminhos que podem ser percorridos e de saberes que possam influenciar os processos e resultados da futura pesquisa. O Torém é, então, descrito numa linguagem filosófica e sensível, relatando as experiências vividas e suas múltiplas significações. |
pt_BR |
dc.subject |
Torém |
pt_BR |
dc.subject |
Tremembé |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção |
pt_BR |
dc.subject |
Corporeidade |
pt_BR |
dc.subject |
Fenomenologia |
pt_BR |
dc.title |
DANÇA ENCANTADA E DE RESISTÊNCIA: (TRANS) SIGNIFICAÇÕES CORPORAIS NO TORÉM DOS ÍNDIOS TREMEMBÉ |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar