A reconstrução da imagem/identidade da Seleção Brasileira de Futebol na Era pós-Dunga
Show simple item record
dc.contributor.author |
MIRANDA, LYANA VIRGÍNIA THÉDIGA DE |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-15T12:30:36Z |
|
dc.date.available |
2022-07-15T12:30:36Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236378 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta as reflexões de uma pesquisa que tem por objetivo identificar e analisar
o discurso midiático como interlocutor social para o projeto de reconstrução da imagem da seleção
brasileira de futebol no período denominado Era pós-Dunga. Para tanto, nos apoiamos em bases
teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e comportamento midiático, relacionando-os ao
esporte, neste caso o futebol. O corpus da pesquisa é formado por matérias jornalísticas veiculadas em
meios impressos, digitais e televisivos, em um total de 38 matérias jornalísticas. Os dados foram
analisados quantitativamente e qualitativamente, por meio da análise de conteúdo (AC) e de
aproximações aos preceitos da análise do discurso (AD) de vertente francesa. A pesquisa demonstrou
que, ao ser institucionalizada e alavancada pela cobertura midiática, essa adornada por táticas
simbólicas de união e identificação da audiência, a celebração do nacionalismo, o sentimento de
“brasilidade” e a auto-estima afloram e materializam significados do “ser brasileiro” em uma só
representação: a seleção brasileira de futebol, tomada pela mídia, como espelho da imagem do próprio
país. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso midiático |
pt_BR |
dc.title |
A reconstrução da imagem/identidade da Seleção Brasileira de Futebol na Era pós-Dunga |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar