RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
MIRANDA, LYANA VIRGÍNIA THÉDIGA DE |
|
dc.contributor.author |
PIRES, GIOVANI DE LORENZI |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-13T12:18:45Z |
|
dc.date.available |
2022-07-13T12:18:45Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236279 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar o discurso midiático como interlocutor
social do projeto de reconstrução da imagem da seleção brasileira de futebol no período denominado
Era pós-Dunga. Para tanto, apoia-se em bases teóricas sobre questões de identidade, nacionalismo e
comportamento midiático, relacionando-os ao esporte (neste caso, o futebol). O corpus de pesquisa é
formado por 38 matérias jornalísticas veiculadas em meios impressos, digitais e televisivos, examinados
por meio da Análise de Conteúdo (AC) e de aproximações aos princípios da Análise do Discurso
(AD). A pesquisa demonstrou que, ao serem institucionalizados e alavancados pela cobertura
midiática, a celebração do nacionalismo, o sentimento de “brasilidade” e a autoestima afloram e
materializam significados do “ser brasileiro” numa só representação: a seleção brasileira de futebol,
tomada por táticas simbólicas de união e identificação da audiência pela mídia, como espelho da
imagem do próprio país. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso midiático |
pt_BR |
dc.subject |
Copa do Mundo FIFA |
pt_BR |
dc.title |
RECONSTRUINDO A IMAGEM/IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL: A “ERA PÓS-DUNGA” NA MÍDIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar