O ESPORTE-SIMULAÇÃO: O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM OS JOGOS ELETRÔNICOS?

DSpace Repository

A- A A+

O ESPORTE-SIMULAÇÃO: O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM OS JOGOS ELETRÔNICOS?

Show simple item record

dc.contributor.author MORAIS, Rodrigo Augusto Resende
dc.contributor.author MENDES, Diego de Sousa
dc.date.accessioned 2022-07-08T12:08:56Z
dc.date.available 2022-07-08T12:08:56Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236158
dc.description.abstract O videogame assume forma relevante em nossa sociedade, assim, este trabalho buscou compreender como esta tecnologia pode se integrar à Educação/Educação Física. A partir de entrevista com jovens jogadores, tentamos evidenciar quais as possibilidades de aprendizado sobre esportes nos games, e para tanto, pesquisamos os jogos eletrônicos “Brasfoot” e “Cartola FC” (estes se enquadram nas categorias Manager Game e Fantasy Game, respectivamente). A pesquisa é constituída por um levantamento dos estudos sobre o tema, entrevista com dois jogadores de 15 anos, e análise de dados por meio de análise de conteúdo. Observamos que o aprendizado não se manifesta apenas na área Educação Física, e a mediação docente é essencial para o esclarecimento de contradições presentes nos games. Consideramos que o uso dos games pode levar à substituição das experiências formativas, mas também é fonte de saberes relevantes para os sujeitos do estudo, o que leva a necessidade de ver os jogos eletrônicos como um aliado no ensino de questões sobre a cultura esportiva. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Simulação esportiva pt_BR
dc.subject Brasfoot pt_BR
dc.title O ESPORTE-SIMULAÇÃO: O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM OS JOGOS ELETRÔNICOS? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
2013-art-periodicos-23.pdf 489.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar