LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula
Show simple item record
dc.contributor.author |
Cruz, Dulce Márcia |
|
dc.contributor.author |
Albuquerque, Rafael Marques de |
|
dc.contributor.author |
Azevedo, Victor de Abreu |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-07T12:39:31Z |
|
dc.date.available |
2022-07-07T12:39:31Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236123 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Software livre |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas |
pt_BR |
dc.subject |
LinCity-NG |
pt_BR |
dc.title |
LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar