LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

DSpace Repository

A- A A+

LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

Show simple item record

dc.contributor.author Cruz, Dulce Márcia
dc.contributor.author Albuquerque, Rafael Marques de
dc.contributor.author Azevedo, Victor de Abreu
dc.date.accessioned 2022-07-07T12:39:31Z
dc.date.available 2022-07-07T12:39:31Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236123
dc.description.abstract Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as características e as possibilidades educativas dos jogos eletrônicos através da criação de situações vividas no ambiente escolar onde crianças jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observações de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulação jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Inglês, em uma sexta série do ensino fundamental de uma escola pública de Florianópolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a prática pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivação para a aprendizagem. Concluímos, porém, que é fundamental a participação ativa do professor, que necessita não só estudar e refletir sobre o jogo, mas também aprender a jogá-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletrônicos em sua prática pedagógica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject Simulação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Software livre pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject LinCity-NG pt_BR
dc.title LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
2013-art-periodicos-17.pdf 301.2Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar