JOGOS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL E URUGUAI: UM ESTUDO DE CASOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DSpace Repository

A- A A+

JOGOS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL E URUGUAI: UM ESTUDO DE CASOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Show simple item record

dc.contributor.author Piovani, Verónica Gabriela Silva
dc.contributor.author Pires, Giovani De Lorenzi
dc.date.accessioned 2022-07-07T12:30:59Z
dc.date.available 2022-07-07T12:30:59Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236121
dc.description.abstract O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na construção da cultura corporal de movimento das crianças. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Jogos e Brinquedos pt_BR
dc.subject Educação Física e Treinamento pt_BR
dc.subject Atividades de Lazer pt_BR
dc.title JOGOS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL E URUGUAI: UM ESTUDO DE CASOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
2013-art-periodicos-16.pdf 268.1Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar