JOGOS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL E URUGUAI: UM ESTUDO DE CASOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Show simple item record
dc.contributor.author |
Piovani, Verónica Gabriela Silva |
|
dc.contributor.author |
Pires, Giovani De Lorenzi |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-07T12:30:59Z |
|
dc.date.available |
2022-07-07T12:30:59Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236121 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da
cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física
escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados
evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e
compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo
esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de
gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de
seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na
construção da cultura corporal de movimento das crianças. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e Brinquedos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física e Treinamento |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de Lazer |
pt_BR |
dc.title |
JOGOS DA CULTURA POPULAR NO BRASIL E URUGUAI: UM ESTUDO DE CASOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar