Considerações sobre o papel formativo dos jogos de luta na Educação Infantil e Anos Iniciais
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nascimento, Carolina Picchetti |
|
dc.contributor.author |
Rampa, Maria Eduarda de Queiroz |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-13T14:07:41Z |
|
dc.date.available |
2022-06-13T14:07:41Z |
|
dc.date.issued |
2021-12-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235596 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo principal discutir o papel pedagógico do ensino de jogos de luta na infância, buscando contribuir para a formação das crianças na educação infantil e anos iniciais, em uma perspectiva emancipatória dos sujeitos e da sociedade. Para cumprir os objetivos propostos foram realizadas duas ações metodológicas. A primeira, foi um estudo teórico, sistematizando o conceito de “atividade de luta” através de autores que são referências acadêmicas neste debate. A segunda ação metodológica foi a análise de trabalhos acadêmicos na área de Educação Física que pudessem contemplar a temática “ensino de jogos de luta”. Diante desse propósito, a pesquisa buscou discutir a relevância dessa temática na escola, bem como desse estudo na área da Pedagogia, problematizando a necessidade de um trabalho sistemático com os jogos de luta na escola. Essas aproximações permitiram apresentar alguns desafios e possibilidades para o ensino de lutas dentro do trabalho pedagógico na escola, discutindo sua importância e especificidade dentro das brincadeiras em geral. Como resultado, foi possível defender a pertinência de se trazer os jogos de luta como parte da formação das crianças no trabalho escolar e ressaltar a importância do diálogo entre a Pedagogia e a Educação Física, tanto para pensar a efetivação de um trabalho integralizado entre as áreas na escola quanto para seguirmos estabelecendo princípios pedagógicos e didáticos para o ensino de jogos de luta na escola. |
pt_BR |
dc.format.extent |
52 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Jogos de luta |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeira |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Anos Iniciais |
pt_BR |
dc.title |
Considerações sobre o papel formativo dos jogos de luta na Educação Infantil e Anos Iniciais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar