O papel específico da arte na formação humana
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nascimento, Carolina Picchetti |
|
dc.contributor.author |
Rosa, Franciely Dal Grande |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-26T17:39:21Z |
|
dc.date.available |
2022-05-26T17:39:21Z |
|
dc.date.issued |
2022-05-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235156 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender a especificidade da arte e da atividade artística vislumbrando um projeto de formação emancipatória. Foram delimitados três objetivos específicos, a saber: conceituar a Arte como atividade humana específica, discutir a especificidade do ensino da Arte como conhecimento e apresentar reflexões sobre a função e a necessidade da arte direcionada à emancipação humana. A pesquisa foi desenvolvida mediante uma análise de cunho bibliográfico e documental, organizada a partir de duas ações metodológicas gerais: um estudo de obras e autores que tratassem das principais noções do senso comum sobre “o que é Arte”, nos diferentes espaços onde ela se encontra; e um estudo de obras e autores, fundamentos no materialismo histórico-dialético e na teoria histórico-cultural, que indicassem elementos para uma sistematização sobre a Arte como tipo específico da atividade humana. A primeira ação de pesquisa nos permitiu compreender e organizar algumas das questões necessárias de serem enfrentadas para pensar o papel da arte para a formação humana: Arte como “escape” (meio de obter prazer, entretenimento, divertimento); Arte como expressão das emoções do artista (e meio de educar ou suscitar emoções específicas através da obra); Arte “hegemônica” (socialmente aceita) e a “arte popular” ou marginal; Arte de espaços culturais institucionalizados e a arte “de rua”; Arte enquanto expressão do irracional/intuitivo e a Arte como conhecimento. A segunda ação de pesquisa nos possibilitou compreender a gênese e a especificidade da Arte na sociedade capitalista – notadamente a partir da categoria trabalho –, bem como aproximações sobre a especificidade da atividade de criação e apreciação da obra artística. Essas ações nos permitiram refletir e apontar elementos para a formação humana e o ensino da Arte, como atividade potencialmente direcionada a desenvolver nos sujeitos a capacidade de enxergar as contradições, ler a realidade em sua totalidade e assim usar o seu potencial criativo e imaginativo para vislumbrar outros modos de organização social, direcionada a uma emancipação humana. |
pt_BR |
dc.format.extent |
74 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Formação humana |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria Histórico-Cultural |
pt_BR |
dc.title |
O papel específico da arte na formação humana |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lima, Thiago Salgado Vaz de |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar