A apropriação da ferramenta Instagram Stories pelo Estadão e as narrativas criadas no noticiário interativo "Drops"

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A apropriação da ferramenta Instagram Stories pelo Estadão e as narrativas criadas no noticiário interativo "Drops"

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Guidotti, Flávia Garcia
dc.contributor.author Zimermann, Dara Yanca
dc.date.accessioned 2022-05-19T14:42:34Z
dc.date.available 2022-05-19T14:42:34Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 374632
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234605
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract As redes sociais são dotadas de um grande poder de conexão e de instrumentos de criação que possibilitam aos jornalistas a criação de diferentes narrativas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma o veículo Estadão se apropria da ferramenta Instagram Stories e apurar estratégias e intenções na produção das narrativas jornalísticas no noticiário Drops. O corpus empírico da pesquisa é composto por postagens feitas durante 15 dias, selecionadas pelo método da semana construída, na ferramenta Instagram Stories pelo perfil @estadao, bem como por entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos na produção do noticiário. Para atingir o objetivo, utiliza-se como metodologia a Análise Crítica da Narrativa, proposta por Luiz Gonzaga Motta. A partir das análises, verificou-se que o público-alvo do Drops ? jovens de 20 a 30 anos ? está relacionado à maioria das estratégias utilizadas na narrativa, bem como às intenções do veículo. São inseridos na narrativa elementos com os quais esse público reconhece e se identifica, como memes, gifs, músicas, entretenimento, cultura pop, ironia, mecanismos de interatividade e emissores jovens. Ao se apropriar desses recursos, o Estadão alcança a visibilidade, a atenção e, posteriormente, por meio da constância de postagens, a confiança desse público.
dc.description.abstract Abstract: Social networks are endowed with a great power of connection and creative tools that enable journalists to create different narratives. Therefore, this research aims to investigate how the vehicle Estadão appropriates the Instagram Stories tool and investigates its strategy and intentions in the production of journalistic narratives in the ?Drops? news. The empirical corpus of the research consists in posts made in 15 days, selected by the constructed week method, in the Instagram Stories tool through the profile @estadao, as well as semi-structured interviews with professionals involved in the news production. To achieve the objective, the Critical Narrative Analysis proposed by Luiz Gonzaga Motta is used as methodology. Based on the analyses, it was found that Drops' target audience - young people aged 20 to 30 - is related to most of strategies used in the narrative, as well as the vehicle's intentions. Elements with which this audience recognizes and identifies are inserted in the narrative, such as memes, gifs, music, entertainment, pop culture, irony, interactivity mechanisms and young broadcasters. By appropriating these resources, Estadão achieves visibility, attention and, later, through the constancy of posts, the trust of this public. en
dc.format.extent 275 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Jornalismo
dc.subject.classification Redes sociais on-line
dc.subject.classification Análise do discurso narrativo
dc.title A apropriação da ferramenta Instagram Stories pelo Estadão e as narrativas criadas no noticiário interativo "Drops"
dc.type Dissertação (Mestrado)


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