A dupla função da escola enquanto reguladora e integradora: discursos sobre o papel da escola durante a pandemia de Covid-19
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mantovani, Rafael Leite |
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dc.contributor.author |
Ribas, Marcella Trindade |
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dc.date.accessioned |
2022-05-16T17:55:23Z |
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dc.date.available |
2022-05-16T17:55:23Z |
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dc.date.issued |
2022-03-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234452 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho busca analisar os discursos sobre os papéis da escola durante a pandemia, por um
lado, como instituição responsável pela formação de crianças e adolescentes para o mercado
de trabalho e, de outro, como integradora de indivíduos em uma comunidade. Este último
aspecto foi suprimido em decorrência da pandemia, ao passo que os aspectos que geram
competição e desagregação se mantiveram. Tendo como base a teoria das correntes
suicidógenas de Émile Durkheim (1897), desenvolve-se uma pesquisa qualitativa de análise
de conteúdo e discurso em relação a 209 notícias coletadas sobre escola e aprendizagem,
saúde mental e pandemia, veiculadas pelo jornal A Folha de São Paulo. Os resultados
demonstram que os temas de escola/aprendizagem e saúde mental aparecem quase com a
mesma regularidade, embora ainda haja maior ocorrência de temas relacionados à
preocupação com a escola e aprendizagem. Conclui-se que prevalece o discurso sobre a
importância de conteúdos e do desenvolvimento para o mercado de trabalho para crianças e
adolescentes em idade escolar, o que evidencia a maior preocupação com o desempenho dos
estudantes. O tema da saúde mental apresenta significância ao longo da análise das notícias,
ressaltando a sua importância em relação ao desenvolvimento emocional das crianças e
adolescentes. Entretanto, ainda pode ser considerada de menor relevância quando comparada
aos interesses educacionais de tendências neoliberais contemporâneas em nossa sociedade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the narratives on the roles of the school during the pandemic,
primarily, as an institution responsible for the development of children and teenagers as future
members of the working class. However, this research also aims to look at the regular school
as an institution that turns young people into active, politicized parts of their communities.
Throughout the analysis, it was noticed that this latter aspect was suppressed as a result of the
pandemic, while the aspects that generate competition and disaggregation remained. Based on
Émile Durkheim's theory of suicidal currents (1897), a qualitative analysis on content and
discourse analysis was carried out in relation to 209 collected news about school and learning,
mental health and pandemic, published by the newspaper A Folha de São Paulo. The results
show us that the themes of school/learning and mental health appear almost with the same
regularity, although there is still a greater occurrence of themes related to the concern with
school and learning. One possible conclusion is that the discourse on the importance of
market-based content and development of school-age children and adolescents as
future workers prevails, highlighting the greater concern with student performance with less
concern in relation to their participation as active members of their communities. The
condition of the students' mental health is presented as significant throughout the analysis
highlighting it’s importance on the development of young people's emotional growth, but it
can be considered less important than the educational interests of contemporary trends in our
society. |
pt_BR |
dc.format.extent |
50 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Pandemia de Covid-19. |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde Mental. |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem. |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo. |
pt_BR |
dc.subject |
Covid-19 Pandemic. |
pt_BR |
dc.subject |
Mental Health |
pt_BR |
dc.subject |
Learning. |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism. |
pt_BR |
dc.title |
A dupla função da escola enquanto reguladora e integradora: discursos sobre o papel da escola durante a pandemia de Covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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