Metodologias ativas: uma análise de trabalhos sobre práticas educativas no ensino de Ciências

DSpace Repository

A- A A+

Metodologias ativas: uma análise de trabalhos sobre práticas educativas no ensino de Ciências

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Duso, Leandro
dc.contributor.author Cordeiro, Andressa Fontenele Rozental Cordeiro
dc.date.accessioned 2022-05-13T19:03:33Z
dc.date.available 2022-05-13T19:03:33Z
dc.date.issued 2022-03-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234414
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract A motivação para realização da pesquisa ocorreu a partir de um estágio em ensino de Ciências, com as metodologias ativas e a partir de vivências ao longo do curso de Ciências Biológicas, nas quais houve a percepção de algumas incongruências nessas metodologias. Desse modo, este trabalho objetiva analisar as práticas educativas baseadas em Metodologias Ativas no Ensino de Ciências em âmbito nacional. Para atingir o objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de artigos publicados em eventos nacionais da área das Ciências da Natureza, a fim de identificar práticas educativas relacionadas às ditas metodologias ativas. Para tanto, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), foram analisados artigos do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). A partir da unitarização e categorização dos textos, obtiveram-se duas categorias: "Características das metodologias ativas nos trabalhos sobre práticas educativas” e "Potencialidades e limites das metodologias ativas". A primeira aborda sobre a participação ativa, o desenvolvimento da autonomia e a aprendizagem dos estudantes, o professor mediador, a personalização do ensino e sobre a transformação social em função dos avanços tecnológicos. A segunda categoria destaca pontos que foram positivos e as dificuldades no desenvolvimento das práticas educativas baseadas em metodologias ativas, instigando, ainda, outras reflexões possíveis sobre os resultados evidenciados pelos autores. Em conclusão, as práticas educativas baseadas em metodologias ativas nos trabalhos analisados revelam uma aproximação com as características do que, de maneira geral, é entendido como metodologia ativa, demonstrando também uma falta de aprofundamento nas discussões sobre as bases teóricas que fundamentam tais metodologias e sobre a avaliação da aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent 76 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Aprendizagem ativa pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Revisão bibliográfica pt_BR
dc.title Metodologias ativas: uma análise de trabalhos sobre práticas educativas no ensino de Ciências pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Metodologias at ... no ensino de Ciências.pdf 676.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar