Escrevendo memórias: a leitura e escrita de cartas como uma vivência pedagógica de Educação Ambiental sobre ambientes naturais da Ilha de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Escrevendo memórias: a leitura e escrita de cartas como uma vivência pedagógica de Educação Ambiental sobre ambientes naturais da Ilha de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Horta, Paulo Antunes
dc.contributor.author Castro, Bruno Guimarães Queiroz de
dc.date.accessioned 2022-05-09T18:39:50Z
dc.date.available 2022-05-09T18:39:50Z
dc.date.issued 2021-11-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234321
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta a leitura e escrita de cartas pessoais, com a reflexão e fundamentação necessárias, como forma alternativa de se complementar o processo de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental no ensino de ciências. Apresento a trajetória de construção de minha formação até a realização de uma oficina em Educação Ambiental. Construída como uma narrativa autobiográfica, o texto relata os caminhos que guiaram a transformação por completo de um projeto durante a pandemia de COVID-19. Nos encontros da oficina buscou-se resgatar memórias e afetividades das estudantes para com os ambientes da Ilha, enfatizando a importância da existência e preservação dos mesmos na vida individual e coletiva. Foram produzidas escritas potentes, capazes de sensibilizar quem as lê e que evidenciam um processo de ensino-aprendizagem crítico e contextualizado. Os resultados observados dialogam também com o contexto do ensino remoto e com suas limitações. Evidenciam que a escrita de cartas pode ser uma importante aliada no processo de ensino e aprendizado, se mostrando relevante mesmo diante das condições desfavoráveis impostas pela pandemia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabajo presenta la lectura y escritura de cartas personales, con la necesaria reflexión y razonamiento, como una vía alternativa para complementar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Educación Ambiental en la enseñanza de las ciencias. Presento la trayectoria de construcción de mi formación hasta la realización de un taller en Educación Ambiental. Construido como una narración autobiográfica, el texto relata los caminos que guiaron la transformación completa de un proyecto durante la pandemia del COVID-19. En los encuentros del taller, buscamos rescatar la memoria y los afectos de los estudiantes hacia los ambientes de la Isla de Florianópolis, enfatizando la importancia de su existencia y preservación en la vida individual y colectiva. Se produjeron escritos potentes, capaces de sensibilizar a quienes los leen y que muestran un proceso de enseñanza-aprendizaje crítico y contextualizado. Los resultados observados también dialogan con el contexto de la enseñanza a distancia y sus limitaciones. Muestran que la escritura de cartas puede ser un importante aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje, demostrando ser relevante incluso ante las condiciones desfavorables impuestas por la pandemia. pt_BR
dc.format.extent 58 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Escrita de Cartas pt_BR
dc.subject Oficina pt_BR
dc.subject Memórias pt_BR
dc.title Escrevendo memórias: a leitura e escrita de cartas como uma vivência pedagógica de Educação Ambiental sobre ambientes naturais da Ilha de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Fonseca, Alessandra Larissa


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC FINAL BRUNO CASTRO.pdf 1.476Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar