Escrevendo memórias: a leitura e escrita de cartas como uma vivência pedagógica de Educação Ambiental sobre ambientes naturais da Ilha de Santa Catarina
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Horta, Paulo Antunes |
|
dc.contributor.author |
Castro, Bruno Guimarães Queiroz de |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-09T18:39:50Z |
|
dc.date.available |
2022-05-09T18:39:50Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234321 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta a leitura e escrita de cartas pessoais, com a reflexão e fundamentação necessárias, como forma alternativa de se complementar o processo de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental no ensino de ciências. Apresento a trajetória de construção de minha formação até a realização de uma oficina em Educação Ambiental. Construída como uma narrativa autobiográfica, o texto relata os caminhos que guiaram a transformação por completo de um projeto durante a pandemia de COVID-19. Nos encontros da oficina buscou-se resgatar memórias e afetividades das estudantes para com os ambientes da Ilha, enfatizando a importância da existência e preservação dos mesmos na vida individual e coletiva. Foram produzidas escritas potentes, capazes de sensibilizar quem as lê e que evidenciam um processo de ensino-aprendizagem crítico e contextualizado. Os resultados observados dialogam também com o contexto do ensino remoto e com suas limitações. Evidenciam que a escrita de cartas pode ser uma importante aliada no processo de ensino e aprendizado, se mostrando relevante mesmo diante das condições desfavoráveis impostas pela pandemia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabajo presenta la lectura y escritura de cartas personales, con la necesaria reflexión y razonamiento, como una vía alternativa para complementar el proceso de enseñanza y aprendizaje en Educación Ambiental en la enseñanza de las ciencias. Presento la trayectoria de construcción de mi formación hasta la realización de un taller en Educación Ambiental. Construido como una narración autobiográfica, el texto relata los caminos que guiaron la transformación completa de un proyecto durante la pandemia del COVID-19. En los encuentros del taller, buscamos rescatar la memoria y los afectos de los estudiantes hacia los ambientes de la Isla de Florianópolis, enfatizando la importancia de su existencia y preservación en la vida individual y colectiva. Se produjeron escritos potentes, capaces de sensibilizar a quienes los leen y que muestran un proceso de enseñanza-aprendizaje crítico y contextualizado. Los resultados observados también dialogan con el contexto de la enseñanza a distancia y sus limitaciones. Muestran que la escritura de cartas puede ser un importante aliado en el proceso de enseñanza y aprendizaje, demostrando ser relevante incluso ante las condiciones desfavorables impuestas por la pandemia. |
pt_BR |
dc.format.extent |
58 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de Cartas |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias |
pt_BR |
dc.title |
Escrevendo memórias: a leitura e escrita de cartas como uma vivência pedagógica de Educação Ambiental sobre ambientes naturais da Ilha de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Fonseca, Alessandra Larissa |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar