Novos arranjos da educação superior no território catarinense após a LDB/1996

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Novos arranjos da educação superior no território catarinense após a LDB/1996

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor de Araujo Junior, Aloysio Marthins
dc.contributor.author Tambke, Joana Paraiso
dc.date.accessioned 2022-04-14T17:17:46Z
dc.date.available 2022-04-14T17:17:46Z
dc.date.issued 2022-03-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234023
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Geografia pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho busca levantar e estruturar questões entorno da espacialidade das Instituições de Educação Superior no território catarinense em suas diferentes categorias administrativas. A pesquisa tem como propósito a análise da expansão da formação técnica-científica em Santa Catarina a partir da vigência da Lei no 9.394/1996 que estabeleceu diretrizes e bases da educação nacional e deu as condições para a criação de instituições com fins lucrativos na educação superior perpassando as fases nas quais o neoliberalismo se consolidou no país. O interesse é fazer uma relação com os arranjos socioespaciais diversos e a divisão territorial do trabalho no Brasil contemporâneo. Teve como material utilizado a base de dados do Censo de Educação Superior produzido anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de bibliografia produzida por outros pesquisadores sobre assunto. Obteve-se como resultado, uma análise crítica quanto a espacialidade das instituições de educação superior no território brasileiro, relacionando aspectos socioeconômicos regionais às suas tipologias. pt_BR
dc.description.abstract This thesis seeks to raise and structure issues surrounding the spatiality of Higher Education Institutions in the Brazilian territory in its different administrative categories. The purpose of the research is to analyze the expansion of technical and scientific formation in Santa Catarina since Law 9.394 / 1996 came into force, which established guidelines and bases for national education and opened the doors to institutions for profit in higher education, going through the phases in which neoliberalism was consolidated in the country.The interest is to make a relationship with the different socio-spatial arrangements and the territorial division of labor in contemporary Brazil. The material used was the database of the Higher Education Census produced annually by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, the Demographic Census released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, in addition to bibliography produced by other researchers on the subject. As a result, a critical analysis was obtained regarding the spatiality of higher education institutions in the Brazilian territory, relating regional socioeconomic aspects to their typologies. pt_BR
dc.format.extent 65 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Arranjos socioespaciais pt_BR
dc.subject Santa Catarina pt_BR
dc.title Novos arranjos da educação superior no território catarinense após a LDB/1996 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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