Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Schlindwein, Luciane Maria |
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dc.contributor.author |
Pereira, Grace Gatto |
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dc.date.accessioned |
2022-04-13T13:06:28Z |
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dc.date.available |
2022-04-13T13:06:28Z |
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dc.date.issued |
2021-09-14 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234003 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é problematizar os desafios do exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental a partir dos impactos da pandemia do Covid-19, expressos e publicados em artigos científicos nos anos de 2020 e 2021 no Portal da Capes e Scielo. A coleta de dados aconteceu on-line, por meio de um levantamento bibliográfico realizado no Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Eletrônica Científica Online Scielo. Foram selecionados seis (6) artigos científicos que investigam o cenário educacional e o trabalho dos profissionais da educação em tempos de isolamento social. A leitura criteriosa destes estudos resultou em uma análise organizada em 5 eixos, a saber: a) Foco no trabalho docente; b) Ressignificação da profissão docente; c) Exaustão no trabalho docente; d) Desigualdades educacionais na carreira docente e no acesso aos conhecimentos por parte dos estudantes e, e) O que dizem os professores. Os artigos selecionados para a construção deste trabalho trazem contribuições importantes sobre o trabalho docente durante o ensino remoto, decorrente do isolamento social, em tempos de pandemia do Covid-19. Os desafios e as dificuldades mencionados pelos professores que participaram das pesquisas expressas nos artigos analisados são os mesmos que muitos profissionais da educação vêm enfrentando ao longo da pandemia. Foi possível perceber que, em tempos de pandemia, o trabalho coletivo e o engajamento político do professor são fundamentais. A exaustão de um trabalho que se avolumou exige esforço e formação redobrada dos professores. A formação continuada, na escola e nas redes de ensino passam a ser um imperativo. Infelizmente, a valorização do professor e o investimento em uma formação inicial presencial consistente ainda se configuram como horizontes distantes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
39 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.subject |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Coronavírus |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios do trabalho docente no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Souza, Maria Luiza de Souza e |
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