A formação de professores e os estudantes de TDAH no estado de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Michels, Maria Helena |
|
dc.contributor.author |
Hoffmann, Stephanie Maria |
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dc.date.accessioned |
2022-04-12T23:20:33Z |
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dc.date.available |
2022-04-12T23:20:33Z |
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dc.date.issued |
2022-03-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233998 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo compreender como se dá a formação de professores
para a área da educação especial, nas temáticas referentes aos estudantes com Transtorno de Déficit
de Atenção e Hiperatividade (TDAH), no estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de
análise documental e balanço bibliográfico desenvolvido em bancos de dados (e-MECe SciELO).
A estratégia de pesquisa para o levantamento bibliográfico foi pautada na busca de produções,
no banco de dados do Scileo, com os verbetes "Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade"
e “TDAH” que discutem aspectos em torno da formação continuada em educação especial. A
busca documental referente a formação de professores foi realizada a partir dos registros dos cursos
de formação no site do e-MEC e, posteriormente, em arquivos digitais dos cursos e capacitações
oferecidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Não encontramos artigos
sobre a formação de professores para trabalho com TDAH no balanço de produção acadêmica,
assim como não encontramos disciplinas específicas sobre o tema nos cursos de licenciatura em
educação especial ofertados em Santa Catarina. Já os cursos de especialização, cujo título indicavaesse grupo de sujeitos, nenhum deles é ofertado em SC. Quando nos determos nas propostas de
formação continuada da FCEE, com conteúdo sobre o TDAH foram encontrados 12 cursos. Foi
possível observar nessa formação que a inclusão escolar foi foco central das discussões sobre o
TDAH. Além disso, os temas mais discutidos nos cursos foram: Serviço de Atendimento
Educacional Especializado; conceito, abordagens pedagógicas, adaptações curriculares; Avaliação
e diagnóstico. Como síntese dessa pesquisa podemos afirmar que temas sobre TDAH é pouco
discutida na formação de professores apesar desse grupo de sujeitos fazer parte do cotidiano de
trabalho de professores e gestores escolares. |
pt_BR |
dc.format.extent |
51 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Especial |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade |
pt_BR |
dc.subject |
TDAH |
pt_BR |
dc.title |
A formação de professores e os estudantes de TDAH no estado de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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