A proposição de atendimento ao público da Educação Especial na Educação Infantil no município de Antônio Carlos-SC

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A proposição de atendimento ao público da Educação Especial na Educação Infantil no município de Antônio Carlos-SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Michels, Maria Helena
dc.contributor.author Koerich, Ana Carolina
dc.date.accessioned 2022-04-12T19:20:10Z
dc.date.available 2022-04-12T19:20:10Z
dc.date.issued 2022-03-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233982
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve por objetivo analisar a proposição de atendimento do público da Educação Especial, na Educação Infantil, no município de Antônio Carlos/SC. Para a análise deste atendimento, nos utilizamos de documentos oficiais da rede de ensino e também, informações obtidas assistematicamente e que foram analisados nessa investigação. Com o objetivo de melhor compreender como historicamente vem ocorrendo o atendimento às crianças público da Educação Especial realizamos uma breve retrospectiva a partir do século XX, tanto da Educação Especial como da Educação Infantil no Brasil. Para essa investigação, inicialmente fizemos um levantamento das produções bibliográficas, artigos acadêmicos, no banco de dados do Scientific Eletronic Libray Online (SciELO), para sistematizar e conhecer o que vem sendo pesquisado na área sobre esta temática. Selecionamos os artigos que ao tratarem da Educação Infantil também tratavam da Educação Especial e vice-versa. Em relação ao atendimento aos estudantes da Educação Especial, na Educação Infantil, em Antônio Carlos, buscamos caracterizar o município no que concerne a localização, a cultura e a educação. Com os dados obtidos pela documentação buscamos analisar como o município se organiza para o atendimento desses estudantes em sua rede de ensino. A pesquisa evidencia que o processo de ensino aprendizagem não é muito enfatizado nas documentações públicas. Ao mesmo tempo, a inclusão é vista como o simples ato de acessar aos espaços, recursos e materiais. É necessário pensarmos o ensino dos sujeitos da Educação Especial na Educação Infantil, para que o processo ensino e aprendizagem ocorra, ofertando professores qualificados para a realização da mediação e para o desenvolvimento integral das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Educação Especial pt_BR
dc.subject Atendimento Público pt_BR
dc.subject Antônio Carlos-SC pt_BR
dc.title A proposição de atendimento ao público da Educação Especial na Educação Infantil no município de Antônio Carlos-SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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