Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Martins, Vinícius Abílio |
|
dc.contributor.author |
Medeiros, Daniela de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-11T18:14:02Z |
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dc.date.available |
2022-04-11T18:14:02Z |
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dc.date.issued |
2021-06-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considerando os desafios que a educação brasileira vem enfrentando
atualmente, pode-se afirmar que alguns avanços foram obtidos no que tange à
aplicação da tecnologia em sala de aula. Evidenciou-se também uma certa
sensibilidade dos profissionais docentes que estão lecionando há mais tempo, com
relação a aplicabilidade da tecnologia como facilitadora na mediação entre aluno e
aprendizagem, e não como vilã, assim como se pregava tempos atrás. Atualmente,
a tecnologia está muito presente nas escolas e os docentes têm utilizado esta
ferramenta como suporte para suas metodologias em sala de aula, muito embora
dever-se-ia estar continuamente presente, porém entende-se que a não preparação
dos professores, a falta de formação continuada trouxe um certo retrocesso
educacional, no que tange ferramentas para conteúdo didático e suas metodologias.
Ouviu-se profissionais docentes, alunos, pesquisou-se em livros e somente dois
pontos ficaram evidenciados, a tecnologia veio para auxiliar a mediação entre
aprendizagem e conhecimento, melhorando e inovando o ambiente escolar. Porém
esta ferramenta inovadora e agora indispensável para professores e alunos,
encontrou retração e estacionou no tempo por conta da falta de formação por parte
dos docentes, pois as escolas ainda não estão adequadas em tecnologias para
atenderem os anseios de seus alunos. A evolução da informática deu origem à
Tecnologia da Informação que passou a fazer parte da gestão pública, trazendo
consigo novas possibilidades e desafios para seus usuários. Nesse cenário de
informatização, o presente trabalho justifica-se pelo fator de relevância em
compreender como a tecnologia da informação pode ser usada dentro de uma sala
de aula de ensino médio na disciplina de linguagens (língua portuguesa e inglesa)
de escolas públicas estaduais onde os estudantes são agentes da tecnologia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa. |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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