Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters

DSpace Repository

A- A A+

Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Martins, Vinícius Abílio
dc.contributor.author Medeiros, Daniela de Oliveira
dc.date.accessioned 2022-04-11T18:14:02Z
dc.date.available 2022-04-11T18:14:02Z
dc.date.issued 2021-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233863
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração Pública. pt_BR
dc.description.abstract Considerando os desafios que a educação brasileira vem enfrentando atualmente, pode-se afirmar que alguns avanços foram obtidos no que tange à aplicação da tecnologia em sala de aula. Evidenciou-se também uma certa sensibilidade dos profissionais docentes que estão lecionando há mais tempo, com relação a aplicabilidade da tecnologia como facilitadora na mediação entre aluno e aprendizagem, e não como vilã, assim como se pregava tempos atrás. Atualmente, a tecnologia está muito presente nas escolas e os docentes têm utilizado esta ferramenta como suporte para suas metodologias em sala de aula, muito embora dever-se-ia estar continuamente presente, porém entende-se que a não preparação dos professores, a falta de formação continuada trouxe um certo retrocesso educacional, no que tange ferramentas para conteúdo didático e suas metodologias. Ouviu-se profissionais docentes, alunos, pesquisou-se em livros e somente dois pontos ficaram evidenciados, a tecnologia veio para auxiliar a mediação entre aprendizagem e conhecimento, melhorando e inovando o ambiente escolar. Porém esta ferramenta inovadora e agora indispensável para professores e alunos, encontrou retração e estacionou no tempo por conta da falta de formação por parte dos docentes, pois as escolas ainda não estão adequadas em tecnologias para atenderem os anseios de seus alunos. A evolução da informática deu origem à Tecnologia da Informação que passou a fazer parte da gestão pública, trazendo consigo novas possibilidades e desafios para seus usuários. Nesse cenário de informatização, o presente trabalho justifica-se pelo fator de relevância em compreender como a tecnologia da informação pode ser usada dentro de uma sala de aula de ensino médio na disciplina de linguagens (língua portuguesa e inglesa) de escolas públicas estaduais onde os estudantes são agentes da tecnologia. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Tecnologia da Informação, Gestão Pública, Língua Portuguesa e inglesa. pt_BR
dc.title Os desafios do uso das tecnologias no contexto de escolas públicas estaduais: os casos das escolas E.E.B. Campos Verdes e E.E.B. Monsenhor Bernardo Peters pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
UNIVERSIDADE_FE ... o_e_formatado_assinado.pdf 4.124Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar