Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Paulo, Otolini Garrido |
|
dc.contributor.author |
Douglas, Melo Negri |
|
dc.contributor.author |
Gustavo, Tournier Ruzza |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-02T14:44:11Z |
|
dc.date.available |
2022-04-02T14:44:11Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233413 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo realizou um estudo de caso com o objetivo geral de analisar o modelo de
negócio do Clube de Regatas Flamengo, considerando sua gestão em uma sociedade digital e
pandêmica. Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisa aplicada, bibliográfica,
documental e estudo de caso, com procedimentos de análise de conteúdo, análise sociológica
do esporte e análise crítica da administração. Os fundamentos teóricos abordam o mercado de
futebol, modelos de negócio, cadeia de valor e a gestão no futebol, gestão esportiva e
marketing digital no futebol, plataformas de streaming no futebol, e, pandemia e os impactos
no futebol. Como resultados o estudo revelou que o Clube Regatas do Flamengo: i) é
gerenciado como associação civil, e de utilidade pública, integrando várias modalidades dos
esportes, com ênfase no futebol profissional; ii) pratica modelo de gestão esportiva com
gestão estatutária, profissionalismo e modelo de gestão com e-business, marketing esportivo,
monetização de uso de mídias, plataformas de streaming e redes sociais; iii) apresenta um
modelo de negócio e de gestão que segue a indústria de globalização do esporte, de aderência
às regras de mercado, com base na racionalidade técnica e instrumental, para promover o
esporte espetáculo como show business, em prol de vantagens competitivas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
33 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do Futebol |
pt_BR |
dc.subject |
Flamengo |
pt_BR |
dc.subject |
Plataformas Digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Streaming |
pt_BR |
dc.title |
Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar