Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo

DSpace Repository

A- A A+

Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Paulo, Otolini Garrido
dc.contributor.author Douglas, Melo Negri
dc.contributor.author Gustavo, Tournier Ruzza
dc.date.accessioned 2022-04-02T14:44:11Z
dc.date.available 2022-04-02T14:44:11Z
dc.date.issued 2022-03-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233413
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo realizou um estudo de caso com o objetivo geral de analisar o modelo de negócio do Clube de Regatas Flamengo, considerando sua gestão em uma sociedade digital e pandêmica. Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisa aplicada, bibliográfica, documental e estudo de caso, com procedimentos de análise de conteúdo, análise sociológica do esporte e análise crítica da administração. Os fundamentos teóricos abordam o mercado de futebol, modelos de negócio, cadeia de valor e a gestão no futebol, gestão esportiva e marketing digital no futebol, plataformas de streaming no futebol, e, pandemia e os impactos no futebol. Como resultados o estudo revelou que o Clube Regatas do Flamengo: i) é gerenciado como associação civil, e de utilidade pública, integrando várias modalidades dos esportes, com ênfase no futebol profissional; ii) pratica modelo de gestão esportiva com gestão estatutária, profissionalismo e modelo de gestão com e-business, marketing esportivo, monetização de uso de mídias, plataformas de streaming e redes sociais; iii) apresenta um modelo de negócio e de gestão que segue a indústria de globalização do esporte, de aderência às regras de mercado, com base na racionalidade técnica e instrumental, para promover o esporte espetáculo como show business, em prol de vantagens competitivas. pt_BR
dc.format.extent 33 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Gestão do Futebol pt_BR
dc.subject Flamengo pt_BR
dc.subject Plataformas Digitais pt_BR
dc.subject Streaming pt_BR
dc.title Gestão de plataformas digitais e serviços de streaming como modelo de negócio de clubes de futebol na sociedade digital e na sociedade pandêmica: Uma análise sociológica crítica da gestão do clube de regatas flamengo pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC VERSÃO FINAL.pdf 656.3Kb PDF View/Open TCC Administração

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar