Uma Ferramenta Visual para o Desenvolvimento de Modelos de Detecção de Objetos com Deep Learning no Ensino Superior

DSpace Repository

A- A A+

Uma Ferramenta Visual para o Desenvolvimento de Modelos de Detecção de Objetos com Deep Learning no Ensino Superior

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gresse von Wangenheim, Christiane
dc.contributor.author Santana, João Pedro
dc.date.accessioned 2022-03-27T09:59:01Z
dc.date.available 2022-03-27T09:59:01Z
dc.date.issued 2022-03-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233125
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, projetos na área de Machine Learning (ML) e especialmente de Deep Learning (DL) estão presentes no dia a dia, em carros autônomos, antivírus e até no reconhecimento de padrões de imagens. Assim, o Deep Learning representa uma área de conhecimento importante na ciência da computação voltada a diversas tarefas como classificação de imagens ou detecção de objetos. Porém, sua complexidade pode ser uma barreira para os iniciantes, especialmente quando se utilizam ferramentas, arquiteturas e bibliotecas de contexto profissional baseadas em linguagens textuais de programação. Assim, um primeiro contato com essa tecnologia pode ser facilitado pelo uso de ambientes visuais para a criação de modelos de DL que permitam ensinar conceitos, sem necessitar competências relacionadas a programação, fornecendo uma interface gráfica intuitiva para construir seu modelo. Atualmente, já existem alguns ambientes desse tipo, porém, ainda não existe uma solução voltada ao ensino da tarefa de detecção de objetos inserida no contexto do ensino superior. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar, uma camada visual para suportar o processo de desenvolvimento de modelos de detecção de objetos no ensino superior. O trabalho inclui a síntese da fundamentação teórica, levantamento do estado da arte, e o desenvolvimento de uma camada visual para Jupyter notebook no Google Colab. Espera-se com isso ajudar os iniciantes a darem o primeiro passo para aprender conceitos básicos de DL, ao mesmo tempo preparando para uma fácil transição a ambientes convencionais usando linguagens de programação textuais. pt_BR
dc.format.extent 87 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Machine Learning pt_BR
dc.subject Ambiente visual pt_BR
dc.subject Detecção de objetos pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Jupyter Notebook pt_BR
dc.title Uma Ferramenta Visual para o Desenvolvimento de Modelos de Detecção de Objetos com Deep Learning no Ensino Superior pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Carlo Rossa Hauck, Jean


Files in this item

Files Size Format View Description
Relatorio_FINAL_TCC_Joao_Pedro (1).pdf 2.743Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar