O Impacto da Educação Financeira na Saúde Financeira de Jovens Universitários

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O Impacto da Educação Financeira na Saúde Financeira de Jovens Universitários

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Potrich, Ani Caroline Grigion
dc.contributor.author Araujo, Marília de Almeida Alpino
dc.date.accessioned 2022-03-21T14:46:48Z
dc.date.available 2022-03-21T14:46:48Z
dc.date.issued 2022-03-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232445
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Como o crescimento econômico das nações é, atualmente, baseado no desenvolvimento de atividades comerciais e financeiras, há um estímulo ao consumo excessivo da sua população. Com isso, a sociedade em que estamos inseridos é traçada pela realidade de ofertas e demandas, em que se torna essencial que os indivíduos estejam preparados para lidarem com tomadas de decisões em relação aos seus recursos financeiros. A gestão das finanças pessoais deve ser cada vez mais aprimorada através do acesso à educação financeira, a qual proporcionará conhecimentos sobre comportamentos básicos que auxiliam os indivíduos a desenvolverem uma melhor qualidade de vida e a promoverem suas prosperidades econômicas. Além do conhecimento em si, é de suma importância considerar o comportamento das pessoas, seus hábitos e costumes para que seja possível cumprir com as obrigações e assim, atingir uma boa saúde financeira. Diante desse contexto, o presente trabalho visou analisar o impacto do nível de educação financeira no índice de saúde financeira dos graduandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Por meio da aplicação de um questionário online com vinte perguntas fechadas, foram obtidas 185 respostas válidas distribuídas entre os cursos, que concederam respostas sobre seus perfis, conhecimentos e comportamentos financeiros. Após análise dos dados através da estatística descritiva e aplicação do método de regressão logística binária com auxílio dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for Social Sciences (SPSS), conclui-se que existe uma relação entre o nível de educação financeira dos participantes com o índice de saúde financeira calculado para eles. Dessa forma, os graduandos respondentes possuem em sua grande maioria um nível alto de conhecimento, o que os proporciona ter habilidades fundamentais que concedem uma consciência crítica acerca de suas finanças, preparando-os para administrar seus recursos. pt_BR
dc.description.abstract As the economic growth of nations is currently based on the development of commercial and financial activities, there is a stimulus to the excessive consumption of their population. As a result, the society that we live in is shaped by the reality of offers and demands, it becomes essential that individuals are prepared to deal with decision-making related to their financial resources. The management of personal finances must be increasingly improved through access to financial education, which will provide knowledge about basic behaviors that will help the population develop a better quality of life and promote their own financial prosperity. In addition to knowledge, it is extremely important to consider people's behavior, their habits and their customs so that it is possible to fulfill obligations and therefore achieve good financial health. In view of this context, the goal of the present study was to analyze the impact of the level of financial education on the financial health index of undergraduate students in Business, Accounting and Economics at the Federal University of Santa Catarina. Through the application of an online survey with twenty closed questions, the study obtained 185 valid answers which were distributed among the courses and provided answers about their profiles, knowledge, and financial behavior. After analyzing the data through descriptive statistics and applying the binary logistic regression method with the help of Microsoft Excel and Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, it is concluded that there is a relation between the participants' level of financial education and their financial health index. Thereby, the undergraduates have mostly a high level of financial knowledge which provides fundamental skills that offer critical awareness of their finances, preparing them to manage their resources. pt_BR
dc.format.extent 108 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Financeira pt_BR
dc.subject Saúde Financeira pt_BR
dc.subject Comportamento Financeiro pt_BR
dc.title O Impacto da Educação Financeira na Saúde Financeira de Jovens Universitários pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Paraboni, Ana Luiza


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