dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Potrich, Ani Caroline Grigion |
|
dc.contributor.author |
Araujo, Marília de Almeida Alpino |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-21T14:46:48Z |
|
dc.date.available |
2022-03-21T14:46:48Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232445 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Como o crescimento econômico das nações é, atualmente, baseado no desenvolvimento de
atividades comerciais e financeiras, há um estímulo ao consumo excessivo da sua população.
Com isso, a sociedade em que estamos inseridos é traçada pela realidade de ofertas e
demandas, em que se torna essencial que os indivíduos estejam preparados para lidarem com
tomadas de decisões em relação aos seus recursos financeiros. A gestão das finanças pessoais
deve ser cada vez mais aprimorada através do acesso à educação financeira, a qual
proporcionará conhecimentos sobre comportamentos básicos que auxiliam os indivíduos a
desenvolverem uma melhor qualidade de vida e a promoverem suas prosperidades
econômicas. Além do conhecimento em si, é de suma importância considerar o
comportamento das pessoas, seus hábitos e costumes para que seja possível cumprir com as
obrigações e assim, atingir uma boa saúde financeira. Diante desse contexto, o presente
trabalho visou analisar o impacto do nível de educação financeira no índice de saúde
financeira dos graduandos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da
Universidade Federal de Santa Catarina. Por meio da aplicação de um questionário online
com vinte perguntas fechadas, foram obtidas 185 respostas válidas distribuídas entre os
cursos, que concederam respostas sobre seus perfis, conhecimentos e comportamentos
financeiros. Após análise dos dados através da estatística descritiva e aplicação do método de
regressão logística binária com auxílio dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package
for Social Sciences (SPSS), conclui-se que existe uma relação entre o nível de educação
financeira dos participantes com o índice de saúde financeira calculado para eles. Dessa
forma, os graduandos respondentes possuem em sua grande maioria um nível alto de
conhecimento, o que os proporciona ter habilidades fundamentais que concedem uma
consciência crítica acerca de suas finanças, preparando-os para administrar seus recursos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As the economic growth of nations is currently based on the development of commercial and
financial activities, there is a stimulus to the excessive consumption of their population. As a
result, the society that we live in is shaped by the reality of offers and demands, it becomes
essential that individuals are prepared to deal with decision-making related to their financial
resources. The management of personal finances must be increasingly improved through
access to financial education, which will provide knowledge about basic behaviors that will
help the population develop a better quality of life and promote their own financial prosperity.
In addition to knowledge, it is extremely important to consider people's behavior, their habits
and their customs so that it is possible to fulfill obligations and therefore achieve good
financial health. In view of this context, the goal of the present study was to analyze the
impact of the level of financial education on the financial health index of undergraduate
students in Business, Accounting and Economics at the Federal University of Santa Catarina.
Through the application of an online survey with twenty closed questions, the study obtained
185 valid answers which were distributed among the courses and provided answers about
their profiles, knowledge, and financial behavior. After analyzing the data through descriptive
statistics and applying the binary logistic regression method with the help of Microsoft Excel
and Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, it is concluded that there is a
relation between the participants' level of financial education and their financial health index.
Thereby, the undergraduates have mostly a high level of financial knowledge which provides
fundamental skills that offer critical awareness of their finances, preparing them to manage
their resources. |
pt_BR |
dc.format.extent |
108 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento Financeiro |
pt_BR |
dc.title |
O Impacto da Educação Financeira na Saúde Financeira de Jovens Universitários |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Paraboni, Ana Luiza |
|