O Impacto de Estratégias de Marketing no Consumidor Online: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hartmann, Dominik |
|
dc.contributor.author |
Batista, Lucas Baixo |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-08T17:16:50Z |
|
dc.date.available |
2022-03-08T17:16:50Z |
|
dc.date.issued |
2022-02-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232081 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A economia clássica dita que o ser humano toma decisões com base na racionalidade, sempre buscando opções que vão lhe proporcionar maior utilidade e felicidade. Entretanto, a evolução da teoria econômica tem exemplificado com recorrência que essa racionalidade é de certa forma limitada, e influenciada por aspectos externos como cultura, contexto e emoções. Isso é especialmente válido no ambiente online, onde o uso descontrolado de estratégias de marketing digital por parte das empresas pode influenciar o comportamento do consumidor sem que ele saiba. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo explorar quais os efeitos do uso de estratégias de marketing digital no consumidor e em suas variáveis econômicas relacionadas. Realizamos uma pesquisa de palavras-chave com o foco em obras da literatura que relacionem os efeitos dessas estratégias no comportamento, emoções ou bem estar do consumidor. Percebemos que existem efeitos diretos da aplicação de estratégias de marketing digital no consumidor, principalmente em sua utilidade e na sua propensão a consumir, seja de forma impulsionadora ou inibidora. Ao final, elencamos os principais tópicos que devem ser considerados pelas empresas e governos sobre como minimizar e regulamentar o impacto negativo dessas estratégias. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The classic economic theory says that human beings always make rational decisions,
searching for options that will provide the most utility and happiness. But the economic
theory evolution has periodically exemplified that this rationality is somehow limited, and
influenced by external aspects like culture, context and emotions. This is specially valid in the
online environment, where the uncontrolled corporate use of digital marketing strategies can
influence the consumer behavior without him knowing it. That way, this study has the goal to
explore the effects of these strategies in the consumer and its economic variables. A keyword
search was made focusing on studies that relate the effects of these strategies on the consumer
behavior, emotions or wellbeing. We shoow that there are direct effects from using these
strategies in the consumer, especially effects in his expected utility and willingness to pay of
the customers. In the end, we outline the main topics that should be considered by companies
and governments to minimize and regulate the negative impact of these strategies. |
pt_BR |
dc.format.extent |
56 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
marketing |
pt_BR |
dc.subject |
marketing digital |
pt_BR |
dc.subject |
comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
revisão sistemática |
pt_BR |
dc.title |
O Impacto de Estratégias de Marketing no Consumidor Online: Uma Revisão Sistemática da Literatura |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar