EXAUSTÃO EMOCIONAL E O TRABALHO DOCENTE DE ADMINISTRAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

DSpace Repository

A- A A+

EXAUSTÃO EMOCIONAL E O TRABALHO DOCENTE DE ADMINISTRAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Show simple item record

dc.contributor.author Barroso, Elane dos Santos Silva
dc.contributor.author Teixeira, Linnik Israel Lima
dc.contributor.author Oliveira Júnior, Marcos Antônio Cavalcante de
dc.contributor.author Oliveira, Michele Ribeiro de
dc.contributor.author Araújo, Ruthe Mendes de
dc.contributor.author Melo, Tallisson Espedito Lustosa
dc.date.accessioned 2021-12-03T15:34:48Z
dc.date.available 2021-12-03T15:34:48Z
dc.date.issued 2021-11-25
dc.identifier.isbn 978-85-68618-08-0
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230214
dc.description.abstract O trabalho docente de administração vem passando por entraves durante a pandemia da COVID-19, os quais estão envolvidos o cansaço físico e mental, o estresse, a rotina exaustiva e a desmotivação. O presente estudo buscou verificar através das vivências dos docentes de administração atuantes em uma Instituição de Ensino Federal do Nordeste, a existência ou não da exaustão emocional da síndrome de Burnout (SB) no contexto da pandemia. Foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa utilizando uma entrevista estruturada: de caracterização sócio demográfica e o questionário de Assis (2006) baseado no Maslach Burnout Inventory (MBI), em que foram aplicados em 8 professores. Os entrevistados eram 50% do sexo feminino e a outra metade do sexo masculino, com a idade entre 29 a 49 anos, e o tempo de docência vária de 4 até 22 anos. Concluiu-se que no início da pandemia foi desafiador para os docentes se adequarem a nova forma de trabalho, haja vista que um dos pontos mais afetados foi a rotina, devido ao aumento de números de reuniões onlines, a procura demasiadamente dos discentes e à mudança na carga horária de trabalho. Observou-se que 75% dos docentes apresentaram um dos sintomas iniciais da síndrome de Burnout, que é o cansaço ao final de um dia de trabalho, devido à alta carga de atividades remotas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title EXAUSTÃO EMOCIONAL E O TRABALHO DOCENTE DE ADMINISTRAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
210049.pdf 864.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar