AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS ADOTADAS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO EM 2021: SEMELHANÇAS E DESSEMELHANÇAS COM O RESULTADO DO LEVANTAMENTO DO TCU DE 2018
Show simple item record
dc.contributor.author |
CASCAES, DANIELLE CHRISTIANE TIEFENSEE |
|
dc.contributor.author |
JULIANI, DOUGLAS PAULESKY |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-02T18:34:48Z |
|
dc.date.available |
2021-12-02T18:34:48Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-25 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-08-0 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230172 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo identificar as práticas de gestão de pessoas adotadas por Instituições Federais de Ensino em 2021 e possíveis inconsistências no resultado de governança e gestão de pessoas no último Levantamento Integrado de Governança e Gestão Pública do TCU. A pesquisa é de natureza aplicada e quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva e utiliza os procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevista. Foram entrevistados 10 servidores de unidades de GP de 8 IFEs. Em 75% das IFEs pesquisadas, houve a validação do resultado do Levantamento do TCU de 2018 pelos entrevistados. Ainda que na maioria das instituições pesquisadas o resultado foi validado, sugere-se que o TCU aprimore a forma de coleta dos dados para evitar respostas inconsistentes. A prática de governança e gestão de pessoas do TCU mais adotadas pelas instituições pesquisadas em 2021 é “Desenvolver as competências dos colaboradores e dos gestores”, a menos adotada é “Assegurar a disponibilidade de sucessores qualificados”. Observou-se desempenhos bastantes díspares entre as IFEs pesquisadas quanto a adoção das boas práticas avaliadas pelo TCU. Sugere-se a realização de estudos acadêmicos que investiguem os fatores intraorganizacionais que favorecem a adoção das referidas práticas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS ADOTADAS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO EM 2021: SEMELHANÇAS E DESSEMELHANÇAS COM O RESULTADO DO LEVANTAMENTO DO TCU DE 2018 |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar