Identidades tipográficas: modelo de apoio ao projeto tipográfico para lugares

DSpace Repository

A- A A+

Identidades tipográficas: modelo de apoio ao projeto tipográfico para lugares

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Braviano, Gilson
dc.contributor.author Napoleão, Eduardo
dc.date.accessioned 2021-11-11T19:24:27Z
dc.date.available 2021-11-11T19:24:27Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 373603
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229792
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract O imaginário dos lugares nos quais habitamos é constituído por uma grande quantidade de informações visuais. Inserida nesse universo, está a cultura tipográfica, na qual o type designer é responsável por transformar esse conjunto de sensações em projetos tipográficos. Dependendo da sua função, os tipos podem ser materializados a partir do uso de materiais diversos, impressos, esculpidos e também digitalizados. Eles são utilizados como parte da comunicação de serviços, produtos, identidades visuais ou sinalizações, representando diferentes valores, períodos históricos e linguagens. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, suportada pela fundamentação teórica, pesquisa de campo, coleta e análise de dados, tem como objetivo geral desenvolver um modelo de apoio ao projeto tipográfico para lugares. Para isso, foram identificadas características bibliográficas provenientes da relação entre tipografia e lugares, e também elencados atributos destacados por profissionais da área para o desenvolvimento de fontes digitais criadas para lugares, a partir da realização de entrevistas. O conteúdo das entrevistas foi organizado em torno de conjuntos chamados de Dimensões Tipográficas de Lugar. Ao final, foi possível estruturar um modelo de apoio ao projeto tipográfico para lugares, chamado de Modelo de Intermediação da Tipografia de Lugar, o qual busca nortear as decisões dos type designers e estimular práticas de projeto tipográfico que estejam relacionadas com os lugares. Ele está composto por três faces, sendo (1) Face Processual, (2) Face Dimensional, e (3) Face Contextual, e não prevê a existência de níveis hierárquicos entre as faces, assim como entre as dimensões propostas, promovendo a inter-relação entre suas diferentes realidades. Um dos seus elementos, indicado como Interface de Intermediação das Dimensões da Tipografia de Lugar, foi prototipado como forma de exemplificar a criação de uma interface gráfica relacionada ao tema e ao modelo proposto. Assim, a relação entre tipografia e lugar pode ser percebida a partir do uso ou construção de ferramentas tipográficas, de estudos culturais, da linguística, da construção de narrativas, assim como estabelecer relações históricas, arquitetônicas, territoriais ou populares. Dentre as funções identificadas como parte da relação entre tipografia e lugares, também está a de manutenção ou preservação de idiomas.
dc.description.abstract Abstract: The imaginary of the places is composed of a great amount of visual information. The typographic culture is inserted in this universe, and the type designer is responsible for transforming this set of sensations into typography projects. Types can be materialized by different materials, being printed, sculpted, and also digitized depending on their function. They are used in communication systems, indicating services, products, visual identities, or street signs, and representing different values, historical periods, and languages. The present research has a qualitative approach and is supported by a theoretical foundation, field research, and data collection. The main objective is to develop a support model for the typography of places? projects. Bibliographic characteristics were identified considering the relationship between typography and places. During the interview stage, typographic attributes were highlighted by type designers, considering the development of digital fonts for places. The outcome of the interviews was organized around the Typographic Dimensions of Place. In the end, it was possible to structure a support model called Place's Typography Intermediation Model, which seeks to guide type designer's decisions and encourage typographic design practices that are related to places. It has three faces, being (1) Processual Face, (2) Dimensional Face, and (3) Contextual Face, and does not foresee the existence of hierarchical levels between them, as well as between the Typographic Dimensions of Place. Therefore, it aims to promote the inter-relationship between their different realities. The element called Intermediation Interface for the Typographic Dimensions of Place was prototyped as a way of exemplifying the design of a graphical interface associated with the model. The relationship between typography and places can be perceived by its tools, cultural studies, linguistics, and narratives, as well as historical, architectural, territorial, or popular elements. Among the functions identified as part of the relationship between typography and places, there is the maintenance or preservation of languages. en
dc.format.extent 290 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Tipografia
dc.subject.classification Prática tipográfica
dc.subject.classification Comunicação visual
dc.title Identidades tipográficas: modelo de apoio ao projeto tipográfico para lugares
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Amado, Pedro Manuel Reis


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0228-T.pdf 18.20Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar