Poesia na FACE: processos de criação literária de crianças com deficiência visual

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Poesia na FACE: processos de criação literária de crianças com deficiência visual

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Zanella, Andréa V
dc.contributor.author Pereira, Ana Paula
dc.date.accessioned 2021-10-14T19:31:47Z
dc.date.available 2021-10-14T19:31:47Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 372867
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229294
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract Esta tese problematiza as experiências de criação literária de crianças com deficiência visual. A partir da proposição do ateliê literário Poesia na FACE e dos processos de criação que foram ativados nesse ateliê, discute-se as relações entre literatura e produção de subjetividade nas experiências de crianças e da própria pesquisadora, mediadora dos encontros. O ateliê literário foi planejado como prática de mediação voltado à experiência da criação própria do fazer poético, literário. Realizado na Fundação de Assistência à Criança Cega (FACE), em encontros semanais, durante o ano letivo de 2016. A FACE presta serviços como rede de apoio para inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na área da deficiência visual na grande Curitiba. A pesquisa revisita essa experiência do ateliê para analisá-la em seus efeitos e ressonâncias. Caracteriza-se como estudo cartográfico documental ancorado na perspectiva do pesquisarCom, ou seja, compreende-se o método como um caminho que é percorrido com o corpo sendo com ele que os processos de investigação podem ser vividos e acompanhados. O vínculo entre pesquisador/a/es e seu/sua outro/a e a construção de um plano comum de experiência, aponta para a postura de não neutralidade e fica assumida como parte da ética nesse modo de pesquisar. O pesquisarCom se constitui na experiência com a alteridade e afirma-se na não neutralidade. Quatro crianças e seus processos de criação agenciados no ateliê se tornaram intercessoras para o acontecimento dessa pesquisa. Os instrumentos de registro, de documentação dessa experiência, foram: o diário de campo no qual foram produzidos os relatos das experiências encontro a encontro; os registros fotográficos e registros em vídeos; pastas de produções das crianças e uma coletânea de livros produzidos por elas. Os documentos, que resultaram tanto das experiências quanto dos registros das atividades e das dinâmicas dos encontros do ateliê, foram os materiais fundamentais com os quais trabalhamos nessa investigação dos processos de mediação e criação literária. As análises possibilitaram compreender que os processos de criação literária acionam movimentos de objetivação e subjetivação como movimentos complementares de um processo mais amplo que abrange a virtualização, isto é, provoca deslocamentos da atenção do eu para uma alteridade. Os processos de criação e a apresentação dos livros autorais, no entanto, não foi suficiente para se contrapor à força dos diagnósticos. Apesar disso, destaca- se que o ateliê literário se configurou como um dispositivo ético e estético de acolhimento das diferenças e um território de liberdade e do desejo. Os encontros com a literatura se configuraram, para as crianças, como encontros com uma estética da alteridade, do outro e de si, mostrando a potência do trabalho da mediação como estratégia de alterização e para acolher e afirmar a potência criadora da imaginação, a potência criadora dos corpos.
dc.description.abstract Abstract: This thesis discusses the literary creation experiences of children with visual impairment. As from the proposal of the Poesia na FACE literary workshop and the activated creation processes in such event, it aims to discuss the relations between literature and the production of subjectivity coming from participants, notably the children and the researcher herself as well - the last one, who has happened to be the mediator of the meetings. The literary workshop was conceived as a literary mediation practice focused in the experience of creation itself in poetic, literary making. The workshop had been taking place at Fundação de Assistência à Criança Cega (FACE) on weekly meetings during the 2016 school year. The FACE foundation provides services such as the support network for the inclusion of people with special educational needs in the area of visual impairment in the greater metropolitan Curitiba area. The research revisits this workshop experience to analysing it in its effects and resonances. It is characterized by being a documental cartographic study anchored in the pesquisarCom perspective, in other words, understanding method as a path that is followed with the Body itself and the resulted research processes being experienced and followed within it. The bond between the researcher and his/her/their other study counterpart(s) and the construction of a common plan of experience, points to the posture of non-neutrality and it is assumed as part of the ethics in this form of research. PesquisarCom is constituted in the experience with otherness and it is affirmed in the non-neutrality. Four children and their creative processes in the studio have become intercessors for this research. This experience's instruments of recording and documentation were: a field journal in which the reports of the experiences were produced during each encounter; the photographic and video recordings; archive folders containing the children's productions and a collection of produced books by the children themselves. The documented results both from the experiences and recordings of the activities and dynamics of the workshop meetings were the fundamental materials we have worked with in this investigation of the mediation and literary creation processes. The analysis has made it possible to understand that the processes of literary creation are able to trigger movements of objectification and subjectification as complementary movements of a broader process that includes virtualization, that is, provoking displacements of attention from the self to an alterity. The creation processes and the presentation of the authorial books, however, was not enough to oppose the strength of the medical diagnoses. Nevertheless, the literary workshop was configured as an ethical and aesthetic device for welcoming differences and also as a territory of freedom and desire. The meetings with literature were configured, for the children, as meetings with an aesthetic of alterity, of the other and oneself, showing the power of the work of mediation as a strategy to alter, welcome and affirm the creative power of imagination, the creative power of the bodies. en
dc.format.extent 277 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Psicologia
dc.subject.classification Criação (Literária, artística, etc.)
dc.subject.classification Crianças com deficiência visual
dc.subject.classification Deficiência visual
dc.title Poesia na FACE: processos de criação literária de crianças com deficiência visual
dc.type Tese (Doutorado)


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