Projeto conceitual de um veículo aeroespacial utilizando sistema de propulsão aspirada para velocidade hipersônica

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Projeto conceitual de um veículo aeroespacial utilizando sistema de propulsão aspirada para velocidade hipersônica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Salazar, Juan Pablo de Lima Costa
dc.contributor.author Silva, Laura Carolina Monteiro dos Santos Rodrigues da
dc.date.accessioned 2021-09-30T17:54:57Z
dc.date.available 2021-09-30T17:54:57Z
dc.date.issued 2021-09-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228459
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. pt_BR
dc.description.abstract A propulsão hipersônica aspirada com combustão supersônica (scramjet) é tema de estudo de comunidades científicas de diversos países, devido ao interesse em facilitar o acesso ao espaço. Essa tecnologia apresenta como vantagem em relação aos atuais sistemas de propulsão aeroespacial, a redução do peso do veículo, uma vez que não é necessário o transporte de oxidante. Veículos aeroespaciais que operam em velocidade hipersônica utilizando propulsão scramjet requerem um sistema altamente integrado, onde o sistema de propulsão e o veículo são indistinguíveis. Neste trabalho, é apresentada uma abordagem analítica-teórica para o desenvolvimento de um projeto de veículo scramjet operando em uma altitude de 25 km, em velocidade de 1879,85 m/s, correspondente ao número de Mach 6,3. Para o dimensionamento da seção de compressão, foi utilizada a teoria de ondas de choque oblíquas e adotou-se o critério de intensidade do choque constante através das ondas de choque, a fim de evitar perda de desempenho durante a compressão. Na seção de combustão, foi utilizada a teoria de Rayleigh para adição de calor unidimensional. Por fim, para o dimensionamento da seção de expansão, implementou-se a teoria de ondas de expansão de Prandtl-Meyer e a teoria de razão de áreas. Através dessa análise obteve-se um empuxo positivo, o que corrobora com a hipótese de que a tecnologia scramjet tem a capacidade de propulsionar o veículo projetado. Para uma análise simplificada, o ar atmosférico foi considerado como gás caloricamente perfeito e os efeitos viscosos foram desprezados. pt_BR
dc.description.abstract The hypersonic airbreathing propulsion system based on supersonic combustion (scramjet) is the subject of study by scientific communities in several countries, due to the interest in facilitating the access to space. This technology has, as an advantage over current Aerospace propulsion systems, the reduction of vehicle weight, since it is not necessary to transport the oxidant. Aerospace vehicles operating at hypersonic speed using scramjet propulsion require a highly integrated system, where the propulsion system and the vehicle are indistinguishable. In this work, an analytical-theoretical approach is presented in order to develop a scramjet vehicle design operating at an altitude of 25 km, at a speed of 1879,85 m/s, corresponding to Mach number 6,3. For the dimensioning of the compression section, the oblique shock waves theory was used and the criterion of constant shock intensity through the shock wave was adopted, in order to avoid loss of performance during compression. In the combustion section, the Rayleigh theory for one-dimensional heat addition was used. Finally, for the dimensioning of the expansion section, the Prandtl-Meyer expansion wave theory and the area ratio theory were used. Through this analysis, a positive thrust was obtained, which corroborates the hypothesis that the scramjet technology has a propulsion capacity for the projected vehicle. For a simplified analysis, atmospheric air was considered as calorically perfect gas and viscous effects were not considered. pt_BR
dc.format.extent 81 f pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Propulsão hipersônica aspirada pt_BR
dc.subject Combustão supersônica pt_BR
dc.subject Scramjet pt_BR
dc.subject Hipersônica pt_BR
dc.subject Supersonic combustion pt_BR
dc.subject Hypersonic airbreathing propulsion pt_BR
dc.subject Hypersonic pt_BR
dc.title Projeto conceitual de um veículo aeroespacial utilizando sistema de propulsão aspirada para velocidade hipersônica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Toro, Paulo Gilberto de Paula


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