Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Matheus, Filipe Carvalho |
|
dc.contributor.author |
Coelho, Luiza Sampaio |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-30T10:04:58Z |
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dc.date.available |
2021-09-30T10:04:58Z |
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dc.date.issued |
2021-09-23 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228419 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Farmácia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A telefarmácia é um recurso de comunicação remota que permite ao profissional farmacêutico
acompanhamento de pacientes distantes geograficamente, atendimento a dúvidas e
matriciamento de outros profissionais da saúde. No município de Florianópolis, o uso de
smartphones foi regularizado para uso institucional em 2019, considerando o aplicativo de
mensagens WhatsApp Messenger como ferramenta de trabalho, para agendamentos,
orientações e entre outros. O objetivo deste relato de experiência é descrever o processo de
implementação e prática do WhatsApp na farmácia de um Centro de Saúde de Florianópolis,
como novo meio de contato com pacientes e profissionais, desde o planejamento até a prática.
A metodologia utilizada foi descritiva qualitativa, com observação participante, referindo-se
ao período de novembro de 2020 até setembro de 2021. A análise da literatura foi feita
utilizando das bases de dados PubMed, Scielo e PMC e guidelines do Ministério da Saúde, da
Gestão Clínica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e pela Sociedade
Canadense de Farmacêuticos Hospitalares (CSHP). A telefarmácia desenvolveu e facilitou a
comunicação com os pacientes e profissionais de saúde, principalmente pelo contexto da
COVID-19. Com a divulgação, houve um aumento da demanda, que proporcionou diferentes
usos para a ferramenta, se mostrando eficiente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Telepharmacy is a remote communication resource that allows the pharmacist to monitor
geographically distant patients, answer questions and support other health professionals. In
the city of Florianópolis, the use of smartphones was regularized for institutional use in 2019,
considering the WhatsApp Messenger messaging application as a work tool, for scheduling,
guidance and others. The objective of this experience report is to describe the process of
implementation and practice of WhatsApp in the pharmacy of a Health Center in
Florianópolis, as a new means of contact with patients and professionals, from planning to
practice. The methodology used was qualitative descriptive, with participant observation,
referring to the period from November 2020 to September 2021. Literature analysis was
performed using PubMed, Scielo and PMC databases and guidelines from the Ministry of
Health, Management Clinic of the Municipal Health Department of Florianópolis and the
Canadian Society of Hospital Pharmacists (CSHP). Telepharmacy developed and facilitated
communication with patients and health professionals, mainly in the context of COVID-19.
With the disclosure, there was an increase in demand, which provided different uses for the
tool, proving to be efficient. |
pt_BR |
dc.format.extent |
35 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Telefarmácia |
pt_BR |
dc.subject |
WhatsApp |
pt_BR |
dc.subject |
Telessaúde |
pt_BR |
dc.title |
Telefarmácia na Atenção Primária à Saúde: Relato de Experiência sobre a Implementação e Prática em um Centro de Saúde de Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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