Finanças Pessoais: a alfabetização financeira como instrumento de melhoria de vida dos alunos da UFSC em meio à pandemia

DSpace Repository

A- A A+

Finanças Pessoais: a alfabetização financeira como instrumento de melhoria de vida dos alunos da UFSC em meio à pandemia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Potrich, Ani Carolini Grigion, Dra.
dc.contributor.author Alves, Fillipe Pereira
dc.date.accessioned 2021-09-29T21:02:17Z
dc.date.available 2021-09-29T21:02:17Z
dc.date.issued 2021-09-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228393
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar e trazer uma compreensão referente ao nível de alfabetização financeira dos graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como objetivos específicos identificar o perfil dos alunos; entender a relação dos estudantes da UFSC com o tema Finanças Pessoais, averiguar a atitude financeira dos graduandos; verificar o comportamento financeiro dos mesmos; analisar seu nível de conhecimento financeiro e identificar ferramentas que possam auxiliar no conhecimento das Finanças Pessoais. Constatou-se através da análise dos dados coletados com 171 graduandos de diferentes cursos, por meio de um questionário online de 34 perguntas, sendo a maioria dos respondentes do gênero feminino e com idade entre 21 e 30 anos. Averiguou-se ainda que os respondentes possuem atitudes financeiras muito boas, comportamentos financeiros de equilibrado e um alto nível de conhecimento financeiro. Com relação à alfabetização financeira como instrumento de gerenciamento de gastos, identificou-se que os graduandos estão no caminho certo. Além disso, mesmo grande parte realizando um controle financeiro, falta o conhecimento e persistência para continuar a planejar seus gastos e receitas. pt_BR
dc.description.abstract Abstract: This study aimed to analyze and bring a deeper understanding regarding the financial literacy level of undergraduates at the Federal University of Santa Catarina, having as specific objectives to identify the profile of students; understand the relationship of UFSC students with the topic of Personal Finance, investigate the financial attitude of undergraduates; verify their financial behavior; analyze your level of financial knowledge and identify tools that can help you understand Personal Finance. It was found through the analysis of data collected from 171 undergraduates from the most diverse courses, through an online questionnaire of 34 questions where the respondents are female and aged between 21 and 30 years old. It was also found that respondents have very good financial attitudes, balanced financial behavior and a high level of financial knowledge. Regarding Financial Literacy as an instrument for managing expenses, it was identified that the Undergraduates are on the right path. In addition, even a large part of them carrying out a financial control, they lack the knowledge, persistence to continue planning their expenses and income. pt_BR
dc.format.extent 73 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Finanças Pessoais pt_BR
dc.subject Alfabetização financeira pt_BR
dc.subject Atitude financeira pt_BR
dc.subject Comportamento financeiro pt_BR
dc.subject Conhecimento financeiro pt_BR
dc.title Finanças Pessoais: a alfabetização financeira como instrumento de melhoria de vida dos alunos da UFSC em meio à pandemia pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Fillipe_versao_final_assinado.pdf 890.8Kb PDF View/Open TCC versão final Fillipe Alves

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar