Concepções dos(as) professores(as) sobre violências e escola: uma pesquisa bibliográfica na área da psicologia (2003-2019)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Marta Corrêa de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Sâmila Ferreira da |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-27T19:20:25Z |
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dc.date.available |
2021-09-27T19:20:25Z |
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dc.date.issued |
2020-12-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228210 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar a compreensão
dos(as) professores(as) sobre violências e escola, em periódicos científicos brasileiros vinculados
as bases de dados SciELO e PePSIC, considerando os artigos divulgados entre os anos 2003 e
2019 e publicados por autores(as) da psicologia. Em termos metodológicos, essa pesquisa
configura-se como qualitativa e bibliográfica e utilizou-se da técnica da análise de conteúdo para
a sistematização e leitura dos materiais selecionados. Com a intenção de investigar as
concepções de docentes sobre violências e escola, analisamos 22 artigos encontrados nas bases
de dados, que foram lidos na íntegra. A partir da leitura, sistematização e análise, como
resultado, chegamos a três categorias assim denominadas: tipologia - concepções que ancoram as
violências pelos tipos conhecidos e existentes; causas - compreensões que estão baseadas nas
motivações das violências e consequências - conceito fundamentado a partir dos danos causados
pelas violências nos sujeitos que a vivenciam. De modo geral, violências físicas e psicológicas
foram os tipos mais citados pelos(as) professores(as). Entre as causas, podemos destacar
desigualdades sociais, “desestrutura familiar” e a dimensão psicológica dos sujeitos como as
mais mencionadas. Por fim, para os(as) professores(as), danos psicológicos e educativos são as
consequências mais frequentes das violências. Neste trabalho, partimos da compreensão das
violências como um fenômeno complexo, multifacetado e plural e, por isso, priorizamos a
interseccionalidade como perspectiva teórico-metodológica potente para forjarmos aproximações
explicativas e intervenções nesta temática. Finalizamos o estudo afirmando a necessidade de
expor e legitimar a presença de diálogos e estudos sobre violências nos currículos de formação
dos(as) professores(as), especialmente na graduação em Pedagogia. |
pt_BR |
dc.format.extent |
74 p |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Violências |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Professores(as) |
pt_BR |
dc.subject |
Interseccionalidade |
pt_BR |
dc.title |
Concepções dos(as) professores(as) sobre violências e escola: uma pesquisa bibliográfica na área da psicologia (2003-2019) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Groff, Apoliana Regina |
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