financiamento, monitoramento e professores: uma reconfiguração da educação proposta pela agenda 2030.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Shiroma, Eneida Oto |
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dc.contributor.author |
Barbosa, Alexandra Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2021-09-27T18:15:23Z |
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dc.date.available |
2021-09-27T18:15:23Z |
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dc.date.issued |
2020-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228191 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação de qualidade é motivo de preocupação de toda sociedade e proferida no discurso
dos formuladores do documento como essencial para atingir o desenvolvimento sustentável.
Organismos Multilaterais (OM) formularam o documento Educação 2030 discutido na Conferência de
Incheon em 2015. Reconhecem a educação como elemento-chave para atingir o pleno emprego e
amenizar a pobreza. Uma agenda mundial que visa alinhar a médio e longo prazo políticas educacionais
em nível global ao Objetivo de Desenvolvimento 4.Temos como objetivos deste trabalho discutir
tendências de reformas educacionais anunciadas nas propostas dessa agenda para a próxima década.
Procuramos conhecer como os pesquisadores têm analisado as principais metas e estratégias do
Educação 2030. Procuramos problematizar as implicações do financiamento e monitoramento da
educação, e suas repercussões sobre os professores para compreendermos a reconfiguração da
educação na atual estrutura social requerida pelo capitalismo contemporâneo. Utilizamos como
referencial teórico-metodológico o materialismo histórico, tentando desvendar o crítico partindo da
aparência para alcançar a essência do objeto. Constatamos as incorporações das metas do Educação
2030 no Plano Nacional de Educação (PNE) e nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Emenda Constitucional (EC) n.95/2016 parece absorver as recomendações da Agenda 2030 na
formulação de políticas educacionais. Constatamos a tendência de bolsas de estudos da educação
terciária como moeda de troca para apropriação do fundo público por grandes corporações para
valorização de capitais internacionais no Brasil. A prevalência de competências socioemocionais como
“flexibilidade”, “resiliência”, “tolerância”, “criatividade”, “empreendedorismo e proatividade” na
formação de sujeitos como condição para atingir a "educação de qualidade" são habilidades requeridas
para o mercado de trabalho. As recomendações dos formuladores do Educação 2030 retirada da
educação do âmbito do “direito social” e inserida no setor de serviços, revelam a tendência da não
universalização da “educação para todos”, precarização das relações de trabalho e perpetuação das
relações de dependência dos países periféricos com os países centrais por de empréstimos
internacionais. No entrelaçamento dos eixos financiamento, monitoramento e professores verificamos a
tendência da educação como mercadoria, tendo como porta de entrada o financiamento e
monitoramento para educação realizada por meio de plataformas que incentivam diversas partes
interessadas, aqui compreendidos os capitalistas, a se envolverem com as políticas educacionais com o
objetivo final de obter lucro. Visam, também, formar professores subordinados, monitorados pelas
ferramentas tecnológicas para contenção do pensamento crítico com intuito de evitar conflitos políticos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
61 p |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Política Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação 2030 |
pt_BR |
dc.subject |
Financiamento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoramento |
pt_BR |
dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.title |
financiamento, monitoramento e professores: uma reconfiguração da educação proposta pela agenda 2030. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Financiamento, Monitoramento e Professores: Uma reconfiguração da educação proposta pela Agenda 2030. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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