Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis?

DSpace Repository

A- A A+

Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis?

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ferreira, Denize Demarche Minatti
dc.contributor.author Santi, Thiago
dc.date.accessioned 2021-08-31T14:36:06Z
dc.date.available 2021-08-31T14:36:06Z
dc.date.issued 2020-09-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227659
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. pt_BR
dc.description.abstract A extração de recursos naturais bem como o tratamento dado a eles tem causado prejuízos ambientais e, consequentemente, afetado o modo de vida das pessoas. Dessa forma, este estudo se propõe a analisar a coerência do discurso das 28 empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Brasil, Bolsa, Balcão [B] 3 no ano de 2019. A metodologia proposta segrega a amostra em dois grupos de empresas, as que exportam e as que comercializam no mercado interno e aplica a análise de conteúdo (Bardin, 2011) no discurso das empresas e nas ações que declaram ser “sustentáveis” em seus documentos. Os achados evidenciaram que as empresas analisadas parecem transparecer serem sustentáveis e coerentes em seu discurso, além do que as exportadoras possuem mais coerência em suas respostas, pela declaração de suas iniciativas, como projetos sociais para a comunidade, além de medidas de controle e de conscientização para que sejam usados recursos naturais de uma forma racional. Ainda, os resultados contribuem para que os stakeholders possam ter melhor visão da coerência do discurso das empresas com as quais possuem ligação, além de saberem quais são as preocupações das mesmas com a sustentabilidade, seja para investidores, que buscam empresas comprometidas, clientes, para que saibam os impactos dos produtos consumidos e serviços prestados, além de outros diferentes públicos que se relacionam com as empresas. pt_BR
dc.format.extent 18 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject ISE pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Medidas sustentáveis pt_BR
dc.title Mercado interno (nacional) e externo (exportador): As empresas têm coerência no discurso em suas atitudes sustentáveis? pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ferreira, Janaína da Silva


Files in this item

Files Size Format View
Certificados THIAGO SANTI -mesclado.pdf 854.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar