O fazer docente durante o Ensino Não Presencial nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFSC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O fazer docente durante o Ensino Não Presencial nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFSC

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapa, Andrea Brandão
dc.contributor.author Silva, Emyllyn Ferreira da
dc.date.accessioned 2021-08-25T19:05:02Z
dc.date.available 2021-08-25T19:05:02Z
dc.date.issued 2021-08-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227479
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Colégio de Aplicação pt_BR
dc.description.abstract O fazer docente durante o Ensino Não Presencial nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina foi uma pesquisa inteiramente desenvolvida na pandemia do COVID-19, durante o período do segundo semestre de 2020 (dois mil e vinte) até o segundo semestre de 2021 (dois mil e vinte e um). Orientada pela professora de Língua Portuguesa do CA/UFSC, Carla Loureiro, o trabalho está inserido em uma rede de pesquisadores e instituições, em um trabalho colaborativo multi e interdisciplinar, que buscam metodologias educacionais inovadoras para a transformação cidadã dos estudantes, o projeto Conexão Escola Mundo espaços inovadores e formação cidadã. A pesquisa fez-se com o intuito de analisar os relatos dos docentes e dos alunos acerca da modalidade de ensino remoto. Para tal, colhemos dados através de questionários online e colaborativos dos personagens principais desta análise: os docentes e estudantes dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação. A partir das 57 (cinquenta e sete) respostas de um universo de 75 (setenta e cinco) estudantes e 7 (sete) respostas das 7 (sete) professoras colaboradoras, percebemos desafios e aprendizados nos dois grupos: adaptações que se fizeram necessárias para fazer do ensino à distância uma modalidade plena para todos, estruturas de ensino que têm êxito ou adversidades que impeçam a compreensão do conteúdo e metodologias adotadas que período remoto que serão reaproveitadas para a volta ao ensino presencial (quando este se fizer possível). pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Ensino Pedagógico Não Presencial pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title O fazer docente durante o Ensino Não Presencial nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFSC pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Loureiro, Carla


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
pibic2.mp4 26.32Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar