Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais

DSpace Repository

A- A A+

Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues, Carlos Henrique
dc.contributor.author Silva, Marília Duarte da
dc.date.accessioned 2021-08-25T16:54:15Z
dc.date.available 2021-08-25T16:54:15Z
dc.date.issued 2020-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227470
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS. pt_BR
dc.description.abstract Nesta pesquisa, tem-se como tema os conteúdos procedimentais presentes na formação dos tradutores e intérpretes de Libras-Português e objetiva descrever a constituição destes conteúdos na proposição curricular do curso de Letras-Libras, bacharelado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, o espera-se evidenciar como os conteúdos procedimentais foram propostos nas disciplinas práticas do curso no ano de 2019. Neste sentido, (i) identificar em quais disciplinas estão propostos os conteúdos procedimentais; (ii) discutir as cargas horárias, as ementas, os objetivos, os conteúdos e as metodologias destas disciplinas; e (iii) descrever as atividades propostas para o ano de 2019. Através da investigação, amparada nas noções da análise documental, analisaram-se e se descreveram como os conteúdos procedimentais se apresentam na formação. Para tanto, a análise se deu a partir da investigação do Projeto Político Pedagógico (PPP), da matriz curricular e dos planos de ensino. Como resultado da pesquisa, vimos que o “saber como fazer” — os conteúdos procedimentais — foram previstos e abordados em sala de aula, sendo que tenderam a depender da proposta encontrada na ementa da disciplina, da descrição apresentada em seu plano de ensino e do cronograma das aulas. Com isso, evidencia-se a centralidade da ação docente na concretização do que é proposto aliado à necessidade de revisão das ementas, de padronização institucional dos planos de ensino futuros e de melhor detalhamento no que diz respeito, por exemplo, às atividades propostas. pt_BR
dc.format.extent 107 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject formação pt_BR
dc.subject tradutores pt_BR
dc.subject intérpretes pt_BR
dc.subject Libras-Português pt_BR
dc.subject Letras-Libras pt_BR
dc.title Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Albres, Neiva de Aquino


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Marilia Duarte Silva.pdf 5.534Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar