Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Carlos Henrique |
|
dc.contributor.author |
Silva, Marília Duarte da |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T16:54:15Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25T16:54:15Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227470 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa, tem-se como tema os conteúdos procedimentais presentes na
formação dos tradutores e intérpretes de Libras-Português e objetiva descrever a
constituição destes conteúdos na proposição curricular do curso de Letras-Libras, bacharelado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, o
espera-se evidenciar como os conteúdos procedimentais foram propostos nas
disciplinas práticas do curso no ano de 2019. Neste sentido, (i) identificar em quais
disciplinas estão propostos os conteúdos procedimentais; (ii) discutir as cargas
horárias, as ementas, os objetivos, os conteúdos e as metodologias destas
disciplinas; e (iii) descrever as atividades propostas para o ano de 2019. Através da
investigação, amparada nas noções da análise documental, analisaram-se e se
descreveram como os conteúdos procedimentais se apresentam na formação. Para
tanto, a análise se deu a partir da investigação do Projeto Político Pedagógico (PPP), da matriz curricular e dos planos de ensino. Como resultado da pesquisa, vimos que
o “saber como fazer” — os conteúdos procedimentais — foram previstos e abordados
em sala de aula, sendo que tenderam a depender da proposta encontrada na ementa
da disciplina, da descrição apresentada em seu plano de ensino e do cronograma
das aulas. Com isso, evidencia-se a centralidade da ação docente na concretização
do que é proposto aliado à necessidade de revisão das ementas, de padronização
institucional dos planos de ensino futuros e de melhor detalhamento no que diz
respeito, por exemplo, às atividades propostas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
107 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
formação |
pt_BR |
dc.subject |
tradutores |
pt_BR |
dc.subject |
intérpretes |
pt_BR |
dc.subject |
Libras-Português |
pt_BR |
dc.subject |
Letras-Libras |
pt_BR |
dc.title |
Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Albres, Neiva de Aquino |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar