Integração das TDIC e educação em direitos humanos na formação de professores de Física em uma perspectiva hacker
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Leonel, André Ary |
|
dc.contributor.author |
Gagliardi, Vitor Wahlheim |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-25T10:31:35Z |
|
dc.date.available |
2021-08-25T10:31:35Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227421 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho almeja investigar o processo de pesquisa e desenvolvimento de ações educativas no espaço escolar, no âmbito da educação em direitos humanos e da integração crítica e criativa das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a partir de uma perspectiva hacker. A pesquisa foi realizada no contexto geral do projeto: ‘Conexão Escola-Mundo (CEM): espaços inovadores para a formação cidadã’, tendo como um dos encaminhamentos a criação de um grupo menor, com a intenção de enfatizar as especificidades do processo de ensino-aprendizagem da Física. Ao longo de todo o processo, buscou-se estudar, criar, experimentar e avaliar o desenvolvimento de intervenções educativas baseadas em metodologias colaborativas que buscaram estimular autoria, protagonismo, produção coletiva, colaboração e a pesquisa como base para o processo formativo. O desenvolvimento metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa e a pesquisa estruturada no desenvolvimento de ações educativas a partir da Pesquisa Baseada Design (PBD). O projeto da Conexão Escola-Mundo teve início no ano de 2018 e desde então tem passado por todas as etapas da PDB, de modo que neste ano estamos no quarto ciclo do projeto, tendo como atividades principais as sínteses, análises dos resultados, produções e divulgação. Com base nas transcrições, vídeos e texto foi possível a organização dos dados em uma planilha, com vistas a construção de uma imagem do processo formativo a partir das ações desenvolvidas. Com esta imagem foi possível levantar os principais desafios enfrentados pelos professores, bem como as oportunidades do processo. Em relação às atividades como o grupo específico da Física, está sendo produzido um levantamento bibliográfico nas duas revistas nacionais mais antigas da área de pesquisa em Ensino de Física, com o objetivo de analisar as oportunidade e desafios mediante as tecnologias digitais que estabelecem relações entre os movimentos colaborativos e a ética/cultura Hacker. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
educação em direitos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
tecnologias digitais da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
ética hacker |
pt_BR |
dc.title |
Integração das TDIC e educação em direitos humanos na formação de professores de Física em uma perspectiva hacker |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar